Acabou a tensão e começa, agora, a corrida dos políticos envolvidos na operação Lava Jato, que investiga o escândalo na Petrobras. Depois de uma semana de tensão em Brasília, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavazki, relator do processo, autorizou por volta das 20h30, desta sexta-feira, 6, a divulgação da lista contendo nomes de parlamentares, ministros e governadores de diversos partidos. O ministro esclareceu também quais as decisões de acordo com o pedido do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que solicitou a abertura de inquérito como também o arquivamento de alguns nomes da lista.
 |
| Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Fernando Collor e Gleisi Hoffmann são alguns dos acusados (Agência Brasil/Sergio Lima/Alan Marques/Folhapress) |
Dentre os nomes já divulgados pela assessoria de imprensa do STF, estão Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado; Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados; os senadores petistas Gleisi Hoffmann (PR), Lindbergh Farias (RJ) e Humberto Costa (PE), Benedito Lira (PR-AL) e o ex-deputado federal Cândido Vacaria (PT-SP), o senador e ex-ministro Edson Lobão (PMDB-MA), e a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB).
Após analisar todos os pedidos da Procuradoria-Geral da República, o ministro Zavascki determinou a abertura de processos de investigação. No total, são mais de 60 acusados, como deputados federais, senadores, ex-ministros, ex-governadores e outras pessoas sem mandato que agora passam a responder inquéritos no Supremo no âmbito da Operação Lava Jato da Polícia Federal. A maioria é acusada pelo crime de lavagem de dinheiro.
Zavascki também determinou o arquivamento das denúncias contra os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Aécio Neves (PSDB)-MG) e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
A temida lista elaborada de Rodrigo Janot acaba atingindo os principais partidos da base governista da presidente Dilma Rousseff no Congresso. A maioria pertence ao PT, PP, PMDB, além do senador aliado Fernando Collor, do PTB. Da oposição, aparece o senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais.
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi também citada nas investigações, mas o procurador-geral da República informou que não tem competência para investigá-la, conforme determina a Constituição Federal.
Praticamente todos os indícios contra parlamentares suspeitos de se beneficiarem dos desvios de recursos da Petrobras foram recolhidos a partir dos depoimentos do doleiro Alberto Yousseff e do ex-diretor de Abastecimento da petroleira Paulo Roberto Costa.Yousseff e Costa fizeram acordos de delação premiada e colaboraram com os investigadores em troca de diminuição ou perdão das penas.
Conforme o processo, os acusados de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras teriam movimentado cerca de R$ 10 bilhões em lavagem de dinheiro e pagamento de propina. Esse montante teria desviado de contratos superfaturados entre empreiteiras e a estata. Segundo as investigações da Polícia Federal, parte desses recursos era repassada a partidos e políticos. Outros acusados como Cândido Vacarezza e Antonio Palocci serão investigados em outras instâncias.
Veja a lista completa:
RENAN CALHEIROS
ANÍBAL FERREIRA GOMES
ROSEANA SARNEY MURAD
EDISON LOBÃO
JOÃO ALBERTO PIZZOLATTI JUNIOR
LUIZ LINDBERGH FARIAS FILHO
VANDER LUIZ DOS SANTOS LOUBET
CÂNDIDO ELPIDIO DE SOUZA VACAREZZA
GLEISI HELENA HOFFMAN
HUMBERTO SÉRGIO COSTA LIMA
SIMÃO SESSIM
ARTHUR CÉZAR PEREIRA DE LIRA
BENEDITO DE LIRA
ARTHUR CÉZAR PEREIRA DE LIRA
BENEDITO DE LIRA
JOSÉ MENTOR GUILHERME DE MELO NETO
EDISON LOBÃO
EDUARDO CUNHA
JOSÉ OTÁVIO GERMANO
LUIZ FERNANDO RAMOS FARIA
ROBERTO SÉRGIO RIBEIRO COUTINHO TEIXEIRA
NELSON MEURER
EDUARDO HENRIQUE DA FONTE DE ALBUQUERQUE SILVA
CIRO NOGUEIRA LIMA FILHO
AGUINALDO VELLOSO BORGES RIBEIRO
ALINE LEMOS CORRÊA DE OLIVEIRA ANDRADE
ANÍBAL FERREIRA GOMES
ARTHUR CESAR PEREIRA DE LIRA
CARLOS MAGNO RAMOS
FERNANDO COLLOR
DILCEU JOÃO SPERAFICO
EDUARDO HENRIQUE DA FONTE DE ALBUQUERQUE SILVA
GLADISON DE LIMA CAMELI
JERONIMO PIZZOLOTTO GOERGEN
JOÃO ALBERTO PIZZOLATTI JUNIOR
JOÃO FELIPE DE SOUZA LEÃO
JOÃO LUIZ ARGÔLO FILHO
JOÃO SANDES JUNIOR
JOSÉ AFONSO EBERT HAMM
JOSÉ LINHARES DA PONTE
JOSÉ OLIMPIO SILVEIRA MORAES
JOSÉ OTÁVIO GERMANO
JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS
LÁZARO BOTELHO MARTINS
LUIZ CARLOS HEINZE
LUIZ FERNANDO RAMOS FARIA
MÁRIO SILVIO MENDES NEGROMONTE
NELSON MEURER
PEDRO DA SILVA CORREA DE OLIVEIRA ANDRADE NETO
PEDRO HENRY NETO
RENATO DELMAR MOLLING
RENATO EGÍGIO BALESTRA
ROBERTO PEREIRA DE BRITTO
ROBERTO SERGIO RIBEIRO COUTINHO TEIXEIRA
ROMERO JUCÁ FILHO
SIMÃO SESSIM
VALDIR RAUPP DE MATOS
VILSON LUIZ COVATTI
WALDIR MARANHÃO CARDOSO
ANTONIO PALOCCI FILHO
VALDIR RAUPP DE MATOS
ANTONIO ANASTASIA
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial