segunda-feira, novembro 14, 2005

Semana curta e quente para Lula


O feriado de 15 de Novembro, encurta o expediente no Congresso Nacional, mas mesmo assim, esta curta semana indica que o presidente Lula (PT) terá muitas dores de cabeça em Brasília. E quem está infernizando a vida do presidente é a CPI dos Bingos, que já foi batizada pelo próprio Lula de "CPI do fim do mundo". A CPI dos Bingos, criada por imposição da Justiça, é formada em sua maioria por representantes da oposição.
Na quarta-feira, a CPI vai ouvir o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, amigo pessoal do presidente Lula. Okamoto seria o responsável pelo pagamento de um empréstimo contraído por Lula junto ao PT de R$ 29 mil sem demonstrar a origem dos recursos. Ele afirma que pagou com o seu próprio dinheiro, mas não teria comunicado isso ao amigo Lula. A oposição desconfia que a versão é falsa e tentam desmenti-lo.
E, se não bastasse o depoimento de Okamoto, que pode levar as investigações de corrupção para as portas do Palácio do Planalto, também na quarta-feira, a CPI dos Bingos deve votar o requerimento, convocando para depor o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá. O irmão mais velho do presidente é acusado de ter intermediado negócios de um empresário português com a Petrobras. O requerimento é de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
A Petrobras confirmou que o irmão de Lula acompanhou o empresário em visita à estatal no dia 29 de setembro, mas negou que Vavá tenha feito lobby a favor do empresário. Enquanto isso, Tasso Jereissati justifica seu requerimento, afirmando que existem "fortes indícios" de que Vavá tenha praticado "tráfico de influência", para beneficiar empreiteiras, prefeituras e credores públicos federais objetivando benefícios para si ou para terceiros.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->