terça-feira, novembro 08, 2005

Roda Viva - mas, nem tão viva - com Lula

Nesta segunda-feira, 7, o programa Roda Viva, da Rede Cultura de Televisão, comemorou a sua milésima edição, entrevistando o presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT). Tendo como característica a entrevista ao vivo, com o entrevistado ao centro da roda, sendo sabatinado por diversos jornalistas, ou abordando determinado tema como objeto da entrevista, o programa desta vez não foi assim uma roda tão viva.
Depois de seis meses de negociação, o editor e moderador, Paulo Markum, conseguiu convencer o Presidente, mas o programa teve que ser gravado. Esta foi, na verdade, a primeira entrevista coletiva de Lula que, como eterno candidato da oposição, participou do Roda Viva, ao vivo, por nove vezes.
Desta vez, no entanto, talvez temendo perguntas indesejadas de telespectadores, apesar de todas passarem pela produção, Lula preferiu que o programa fosse gravado, o que aconteceu na manhã de segunda-feira.
Mesmo tendo abordado diversos assuntos relacionados à crise política, como mensalão, caixa dois, privilégio de parentes e até a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, os jornalistas não pressionaram o presidente, que ficou bastante a vontade para negar tudo sem que houvesse um contraditório mais contundente dos entrevistadores.
Lula, por exemplo, negou a existência do mensalão, defendeu José Dirceu, salientando porém, que o deputado deverá ser cassado por questões políticas, negou favorecimento nos negócios do filho Lulinha, como também rechaçou qualquer ligação do PT com o assassinato de Celso Daniel.
A única vez que o Presidente concordou com os jornalistas, foi quando surgiu a crítica de que ele evita a imprensa. Confundindo entrevista direta, com monólogo ou discurso em palanque, Lula disse que nenhum presidente deu tantos depoimentos públicos como ele. E garantiu, possivelmente, já pensando nas eleições, que irá analisar essa falha e, quem sabe, começar a partir de agora ter mais contato com a imprensa.
Apesar de ter respondido a todas as perguntas, com certeza, Lula teria passado mais credibilidade, e o programa teria tido uma comemoração mais digna de sua tradição, se tivesse sido ao vivo.

3 Comentários:

Às novembro 08, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Além de gravado, é claro que esse "roda morta" foi editado. Lula perdeu mais um grande momento de se redimir e o que acabou fazendo foi dar ainda munição para a oposição.

 
Às novembro 08, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

É lamentável a gente ser obrigado a ver a fraude eleitoral, que foi a eleição do Lula e, ainda agora, ter aguentar tantas mentiras. Só o Lula acredita no Zé Dirceu.

 
Às novembro 08, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelo programa, Lula.

A oposição e muitos setores da imprensa estão preocupados é com o sucesso do Governo do PT e com a sua reeleição garantida.
Tudo que está acontecendo é denuncismo e inveja.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->