sexta-feira, outubro 13, 2006

Só louco acredita nessas pesquisas eleitorais

LULA (PT) OU GERALDO ALCKMIN (PSDB)?. Quem sairá vencedor das urnas no dia 29 de outubro? A menos de 20 dias da eleição do segundo turno, acho uma temeridade alguém indicar um ou outro vencedor. Bastou a poeira baixar e iniciar o segundo turno para que novamente aparecessem as pequisas de intenção de voto. As mesmas pesquisas que indicavam a reeleição de Lula com mais de 60% das intenções de voto no primeiro turno. No final, vamos ter o segundo turno.
Os petistas, que confiavam nas pesquisas, já festejavam a vitória de Lula. Tomaram um susto danado, mas agora, inclusive, o próprio presidente Lula e seus comandados voltam a pular nos palanques, afirmando que "a oncinha está com sede e vai beber água no dia 29". Como falavam no primeiro turno. Essas frases de efeito de Lula são o bastante para provocar pulinhos de Marta Suplicy, a sua nova coordenadora em São Paulo.
Os institutos de pesquisas indicam que Lula tem cerca de 58% dos votos válidos. Só que essas mesmas pesquisas falharam feio no primeiro turno. Além da eleição presidencial, as pesquisas erraram suas previsões na Bahia, no Rio Grande do Sul, no Maranhão e no Rio de Janeiro. Francamente, eu não arriscaria indicar o nome do novo presidente apenas com base nessas pesquisas que ouvem apenas duas ou três mil pessoas num universo de 120 milhões de eleitores.
Se você, leitor deste blog, ainda tem dúvidas em quem votar, não se deixe levar por pesquisas. Compare os dois candidatos, observe bem quem fala a verdade e quem anda mentindo ou omitindo informações importantes para o processo eleitoral, seja com relação a programas e metas de governo e também sobre a questão ética, ponto essencial para o aperfeiçoamento do processo democrático, sem o qual nenhum país se desenvolve.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->