terça-feira, outubro 30, 2007

Terceiro mandato de Lula: brincadeira de petistas ou uma séria ameaça à democracia brasileira?

Parece que agora a idéia de um terceiro mandato do presidente Lula (com Hugo Chavez, à direita), deixa de ser apenas uma vontade de petistas, que desejam ver o PT se perpetuar no poder, para se transformar numa real ameaça ao processo democrático do Brasil. Dois deputados federais já articulam a apresentação de PEC (Proposta de Emenda Constitucional), para conseguir esse objetivo. Um deles é o deputado Carlos Willian (PTC-MG), que pretende mudar a Constituição e assegurar o terceiro mandato. Ele defende a sua proposta, alegando que "isso beneficiaria não apenas o Lula, mas todos os presidentes futuros". Com certeza, esse deputado pensa que todo o provo brasileiro é bobo e ignorante.
O outro deputado, que deseja perpetuar o PT no poder, parece mais inteligente e visa atingir o seu objetivo com o "apoio" popular. Trata-se de Devanir Ribeiro (PT-SP), que prega a realização de um plebiscito para o povo dedidir. A idéia do petista até que poderia ser boa se não estivéssemos falando do Brasil, onde a maioria que votou em Lula, é formada por pessoas pobres, quase miseráveis, e que dependem exclusivamente do Bolsa Família, cujo programa o governo deseja ampliar.
As artitulações para um possível terceiro mandato revoltaram a oposição, onde o principal partido - PSDB - já estava até se inclinando para aprovar a prorrogação da CPMF até 2011. Porém, agora, com mais essa proposta dos aloprados de Lula, os tucanos já pensam em melar a CPMF para não jogar nas mãos do governo os R$ 40 bilhões que a CPMF arrecada por ano.
Na tentativa de evitar o confronto com a oposição, a cúpula do Governo tratou logo de descartar o assunto. O presidente interino da República, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que a Câmara vai votar, sim, mas é o fim da reeleição e não o terceiro mandato de Lula. Só que enquanto os governistas tentam despistar a oposição, o próprio presidente Lula não afasta publicamente essa hipótese e parece até gostar da idéia.
Nesta segunda-feira, em Salvador, poucos antes de embarcar para a Suíça, Lula disse que "esse não é o momento para se discutir a tese de terceiro mandato". Seria após a aprovação da CPMF, presidente? Antes de se eleger pela primeira vez, em 2002, Lula afirmava também ser contrário à reeleição e, depois de quatro anos, disse que não poderia desapontar o povo e todos aqueles que desejavam a sua reeleição.
Assim, não será nenhuma novidade se, daqui a pouco, o próprio Lula, que não se cansa de dizer que jamais alguém fez tanto pelo Brasil quanto ele, alegar que não poderá também desapontar aqueles que o querem mais uma vez no poder. Principalmente, se levarmos em conta que um dos grandes amigos de Lula não é ninguém mais, senão, o presidente Hugo Chavez, que fez exatamente isso na Venezuela, onde poderá se reeleger quantas vezes quiser se assim o povo pobre daquele país desejar. Isto não é democracia. É compra de voto e de consciência da forma mais cruel que existe no planeta, pois, o governo não dá oportunidade do povo se evoluir. Quem quiser entender melhor essa forma de governo, indico a leitura do livro "Revolução dos Bichos".
Portanto, as facilidades para o PT se perpetuar no poder estão agora justamente nas mãos do PSDB. Se ajudarem a aprovar a CPMF, os tucanos estarão asfaltando o caminho para o presidente Lula, com dinheiro em caixa - e desta vez com dinheiro limpo - percorrer o Brasil em busca dos votos que precisa e assim continuar no Palácio do Planalto.

2 Comentários:

Às outubro 31, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Lula era contra a reeleição e depois topou disputar o segundo mandato. Lula era contra a CPMF e agora tenta aterrorizar o pais, afirmando que sem a CPMF o Brasil pára.
Ora, quem acredita mais num governo mentiroso e sob o qual o país mergulhou nos piores escândalos políticos?
Será um caos total se os tucanos ajudarem a aprovar a CPMF. Esse dinheiro é tudo que os petistas esperam para fazer aqui o mesmo o que esse ridículo Chavez fez na Venezuela. Não podemos esquecer que cada povo tem o governo que merece. Mas,será que o Brasil merece esse governo que temos hoje?

 
Às novembro 01, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Eu acritava mais naquele Lula dos anos 80, que criticava e conseguia demonstrar que estava do lado do povo. Eu acreditava naquele Lula dos anos 90, que tanto criticou a CPF e a reeleição.
Agora, eu também estou decepcionado, como milhões de brasileiros estão. Infelizmente, só não estão decepcionados os pobres e miseráveis, que também são milhões, que hoje vivem das migalhas do Bolsa Família.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->