Venezuelanos dizem "não" a Chávez
Neste domingo, 2 de dezembro, a maioria do povo venezuelano deu mais um passo rumo à consolidação da democracia na América do Sul. Mais de 50% dos eleitores rejeitaram a reforma constitucional proposta pelo presidente Hugo Chávez (foto, com Fidel Castro ao fundo), conforme boletim oficial divulgado pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral)na manhã desta segunda-feira. O CNE informou que 50,7% dos venezuelanos votaram contra o primeiro bloco de artigos submetidos à consulta, enquanto 49,29% optaram pelo "sim" no referendo.
Cerca de 16 milhões de venezuelanos votaram no plebiscito. Um dos principais artigos da reforma proposta por Chávez dizia respeito ao sistema de reeleição. A reforma constitucional possibilitaria, dentre outras coisas, a reeleição de Chávez quantas vezes ele desejasse.
Nos últimos anos, para mostrar poder e liderança, Chávez decretou a nacionalização da principal empresa de telecomunicações, a Cantv, o fim da concessão da emissora oposicionista RCTV e promoveu uma ampla reforma constitucional. Apesar de ter sido eleito democraticamente, Chávez sempre se mostrou intolerante com os críticos de seu governo.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial