quarta-feira, novembro 21, 2007

CPMF - Lula repete o mesmo discurso de FHC

Lula e FHC tentam mostrar que são diferentes. E realmente são em determinadas situações. Um estudou mais, é economista, fala vários idiomas. O outro estudou menos, acredito que fala somente o "portugueis". FHC condena as atitudes autoritárias de Hugo Chávez, enquanto Lula defende o presidente/ditador da Venezuela. Mas, têm também alguns fatores que os unem: ambos lutaram pelas Diretas Já!, chegaram à Presidência da República e têm o mesmo discurso de terror quando o assunto é a prorrogação da CPMF (o imposto do cheque). Talvêz, a vantagem de FHC é que os tucanos prorrogavam a contribuição provisória de ano em ano, enquanto os petistas, depois de seguirem os tucanos no primeiro mandato, querem agora prorrogar por quatro anos e tornar permanente a taxa que os tucanos diziam ser provisória.
Mas, como dissemos, o discurso de terror do Executivo, jogando para a oposição a responsabilidade pela não prorrogação da CPMF é igual. Veja, a seguir, o que disse Fernando Henrique Cardoso, em 2002, conforme matéria publicada na Folha de S.Paulo (http://www.folha.com.br/):
"Não havendo bloqueio à CPMF, não haverá bloqueio também ao Orçamento...Não ia ser agora, que estou no último ano do meu mandato, que eu iria descuidar do equilíbrio fiscal.".

Agora, veja, o que anda dizendo, o presidente Lula, diante da possível não aprovação da CPMF pelo Senado, também conforme matérias da Folha de S.Paulo. E Lula chega a ser ameaçador, inclusive, dizendo que "CPMF é coisa de rico", como se o pobre não pagasse a taxa em tudo que compra:
"Eu quero saber quem vai explicar para os prefeitos do Brasil, para os governadores e para os pacientes do SUS, a hora que não tiver o dinheiro para fazer essa quatidade de atendimento".

Ora, será mesmo que o presidente Lula pensa que todos os brasileiros são bobos e acreditam que o dinheiro da CPMF vai para a saúde, principamente, diante do caos em se encontram os hospitais públicos no Brasil? Chega de lorota. Os brasileiros esperam que a oposição derrube a CPMF e faça cumprir a antiga promessa dos tucanos de que a contribuição era provisória.

1 Comentários:

Às novembro 22, 2007 , Blogger Unknown disse...

JATENE APOIA E NÃO SE DIZ ENGANADO - Enquanto sistema ou engenharia de tributação a CPMF é perfeita. Pessoa alguma, cliente de banco, escapa da sua malha, muito mais fina e engenhosa do que a malha da Receita Federal.
O mecanismo é perfeito porque responsabiliza a todos, ninguém escapa dele. Deveria ser imposto único, extinguindo todos os outros.
Teria sido a fala enganosa dos políticos que macularam esse mecanismo arrecadatório, sugerido pelo médico Adib Jatene, quando ministro da Saúde, e implementado pelo sucessor José Serra, no governo FHC?
Jatene teria sugerido a CPMF, uma forma de arrecadação exclusiva para financiar o SUS, que na verdade se transformou num imposto em cascata para financiar todo tipo de gasto público?
Comenta-se que Jatene perdeu a elegância e maculou a sua biografia em recente bate-boca com o presidente da Fiesp. Paulo Skaf teria perguntado a Jatene se ele havia sido enganado, no caso da CPMF. Quem assistiu a cena disse que Jatene se alterou e respondeu que "não fui enganado em momento algum".
Se Jatene nega que foi enganado pelo governo que implementou a idéia que teria sido sua e pelos governos que sucederam FHC e continuam adotando a mesma política com respeito à CPMF, quem está sendo enganado?
http://gpecchio.blogspot.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->