sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Onde foi parar a dinheirama do falso dossiê?

Já se passaram um ano e cinco meses desde que, em setembro de 2006, a Polícia Federal apreendeu com duas pessoas ligadas ao PT, o montante de R$ 1,7 milhão que seria usado para comprar um falso dossiê contra os candidatos tucanos Geraldo Alckmin (à Presidência da República) e José Serra (ao Governo de São Paulo). Toda essa montanha de dinheiro - como mostra a foto - foi apreendida com Gedimar Pereira Passos e Valdebran Padilha da Silva no quarto de um hotel em São Paulo.
Em depoimento à polícia, os dois envolvidos declararam que desconheciam a origem do dinheiro. Investigando o caso, a Polícia Federal só conseguiu identificar os 248 mil dólares que faziam parte do montante apreendido. Quanto aos mais de um milhão e 100 mil reais, até hoje ninguém sabe, ninguém viu.
Outros petistas foram acusados de envolvimento no caso, como o ex- assesor da Presidência, Freud Godoy, amigo de Lula, e Jorge Lorenzetti, churrasqueiro preferido do Presidente da República. Inclusive, o PSDB chegou a entrar com uma representação contra o Presidente Lula e seus aliados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que os absolveu por falta de provas.
Mas, o problema que fica de todo esse episódio não diz respeito às provas que possam incriminar pessoas ligadas ao PT. A realidade é que a Polícia Federal apreendeu quase R$ 2 milhões com duas pessoas no quarto de um hotel. E o que se viu depois é que, simplesmente, os dois acusados declararam não saber de onde surgiu tanto dinheiro e tudo, pelo menos até agora, ficou por isso mesmo.
Como escrevemos na época, aqui mesmo neste blog: isso não seria um incentivo a outros "aloprados" a terem o mesmo comportamento? Ou seja, pegar milhões de reais por aí para fins ilícitos e, mesmo presos em flagrante, saírem livres com a simples afirmação de que não sabem da origem do dinheiro?. É por esses e outros fatos de impunidade que o Brasil continua com a imagem de não ser um país de gente séria, enquanto se afunda em casos de corrupção e do crime organizado.
EM TEMPO: Na época, foram divugadas diversas imagens mostrando Serra e Alkcmin, em eventos públicos, com objetivo de desmoralizá-los politicamente. Por outro lado, para tentar livrar os seus companheiros, o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), tentou na Justiça proibir a divulgação das fotos da dinheirama. Mas, a Justiça não acatou a solicitação do "aloprado" Berzoini.

1 Comentários:

Às fevereiro 18, 2008 , Anonymous Anônimo disse...

É um absurdo até hoje a Polícia do Brasil não ter descoberto a origem desse dinheiro.
Só espero que daqui a pouco o mesmo não apareça na campanha política de algum aloprado.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->