sexta-feira, outubro 24, 2008

Das privatizações tucanas às estatizações do Lula

Quando o povo elege um Presidente, acredito que o elege na esperança de que ele seja responsável por todos os seus atos e que faça o que for melhor para o povo em geral.Pois bem, durante o Governo tucano, FHC fez as privatizações. Agumas, podem até consideradas razoáveis, mas, muitas significaram, sim, a "venda" a preço de banana do nosso patrimônio.
Na época, muitas elogiei a oposição que criticava a ânsia do governo em vender tudo. Um absurdo terem vendido empresas, construídas com o suor e o sangue dos brasileiros, para estrangeiros que tiveram até auxilio do BNDS. E o dinheiro? Pra onde foi? Não vi nenhum benefício para o povão.
Mas, aí chegou o PT do Lula ao poder. Depois de criticar tanto as privatizações, começou também a privatizar. Veja o tanto de empresas que já ganharam concorrência para administrar e cobrar pedágio nas rodovias federais. Mas, como eu disse, nem todas as privazações são ruins. Eu, por exemplo, detesto os pedágios altos nas estradas paulistas. Mas, em contrapartida, detesto trafegar, ou tentar trafegar, nas rodovias federais "entupidas" de buracos. E o PT está privatizando até a Amazônia.
Então, eu acho que, no regime capitalista que vivemos, devemos ter o equilíbrio na questão da presença do Estado. Porque se não fomos beneficiados com as privatizações do FHC, que vendeu empresas públicas, seremos, agora, beneficiados com a estatização do Lula, que vai ajudar e até comprar empresas privadas com dinheiro público?
De todo jeito sairemos perdendo, ou não? Perdemos com as privatizações tucanas e perderemos também com as estatizações petistas.
Em minha opinião, o Governo deveria apenas cuidar dos interesses do povo. Se a empresa é estatal e está dando prejuízo, que puna os responsáveis e erga a empresa. E a se a empresa é privada e está dando prejuízo que os seus donos façam o mesmo, mas, não com dinheiro público.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->