segunda-feira, outubro 06, 2008

Resultado das urnas consagra o assistencialismo

Olá amigos e leitores deste blog!
Depois de, praticamente, três meses sem postar, período em que participei da campanha para vereador em Osasco, volto a escrever neste espaço e opinar sobre a vida brasileira.
É até possível que muitos que acompanham a minha vida profissional em Osasco, estejam pensando que eu não havia ainda me manifestado devido ao resultado das eleições. Ledo engano. Tenho absoluta consciência de que os meus 110 votos refletem exatamente o que foi a minha campanha, ou seja, nada, inexistente.
Participamos de uma campanha sem dinheiro, apenas com o objetivo de tentar mudar a maneira de se fazer política, o que poderia começar pelo município. Infelizmente, vimos que isso, pelo menos por enquanto, é impossível de se fazer no Brasil.
Tiro muitas lições dessas eleições e, o principal delas, para infelicidade do Brasil, é que o povo brasileiro consagrou nas urnas a nefasta política do assistencialismo barato. Com raríssimas exceções, verificamos que de norte a sul do Brasil quem tem a máquina administrativa e o dinheiro - seja ele público ou não - consegue se reeleger. Isso não é uma crítica somente ao PT. O uso da máquina administrativa vem sendo, ao longo dos anos, uma prática no país. Quem não se lembra do FHC que se reelegeu usando a máquina, inclusive, "comprando" deputados para aprovarem a emenda da reeleição? Depois FHC não se interessou em eleger o seu sucessor, deixando assim o caminho aberto para o Lula.
Agora, o presidente Lula, de forma ainda mais clara, usa e abusa do direito de usar a máquina administrativa para fazer campanhas em benefício próprio e de seus companheiros de partido. A prova maior desse uso da máquina e dessa política de assistencialismo é o programa Bolsa Família. Repito que isso não é uma críticaa apenas ao PT. Todos os partidos políticos fazem a mesma coisa e o Lula vai deixar as portas abertas para o seu sucessor. Pois, com certeza, o próximo presidente vai também usar o Bolsa Família, ou qualquer outro tipo de bolsa para se reeleger. Afinal de contas, esse é o tipo de programa que mais dá voto, seja para o presidente, governador ou prefeito ligado ao PT.
Infelizmente isso é muito ruim para o desenvolvimento do Brasil, pois uma pessoa que sobrevive com 100 reais não tem as mínimas condições de estudar e de ser alguém que possa andar com as próprias pernas ou de questionar decisões políticas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->