segunda-feira, outubro 20, 2008

Qual o papel da imprensa em caso de sequestro?

Ao longo da minha carreira de jornalista, tenho visto muitos abusos praticados por jornalistas e pessoas ligadas à comunicação que, pelo simples fato de buscar audiência, deixa a ética de lado. Vejo isso desde que comecei na editoria de polícia. Enquanto procurava falar de polícia, apenas noticiando os fatos sem sensacionalismo, outros já escreviam o dobro, dando detalhes mórbidos e colocando fotos das vítimas.
Agora, nessa tragédia de Santo André, onde uma menina com saúde perde a vida aos 15 anos, vemos mais uma vez que o Brasil está refém de uma mídia sensacionalista, onde poucos jornalistas éticos são sufucados por uma multidão de inbecis que não sabem até aonde vai o seu direito de informar sem invadir a privavidade alheia, além de interferir no trablho de outros profissionais. E ainda vemos na internet cabos eleitorais tentando politizar a tragédia sem nenhum sentimento pelas vítimas.
Mas, voltando ao jornalismo, há alguns anos iniciou-se um movimento no Brasil contra programas sesacionaistas de TV. Graças a Deus, ficamos livres de alguns trastes que, segundo consta, foram fazer suas palhaçadas em outros países.Mas, ainda somos vítimas de programas como Geraldo Luiz (Record), Sônia Abrão (Rede TV), e outros por aí. Houve até brigas no ar, vejam só, do Datena criticando a Sônia Abrão (e aí ele está certo) por ela ter dado uma de negociadora com o sequestrador. Ela também se defendeu e até com baixarias acusou o Datena. Mas, na verdade todos se aproveitam de casos como esse sequestro, de chacinas, de crianças arrastadas por bandidos, ou seja, da desgraça alheia, simplesmente visando uns pontinhos a mais no ibope.Coisas de terceiro mundo. Mas, e a ética do jornalista onde fica?
Acho que a nossa função é apenas informar os fatos ao cidadão. E devemos fazê-lo decência e ordem. Cabe à polícia, no caso de sequestro, negociar. Foi ridículo o que vi no programa da Sônia Abrão. E tenho certeza, que eles ainda vão explorar o caso por muito tempo.
É lamentável.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->