quarta-feira, dezembro 03, 2008

Câmara absolve Paulinho e inicia temporada de pizza

Nesta quarta-feira, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados rejeitou o parecer que recomendava a cassação de Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP). E os votos favoráveis dos governistas foram fundamentais para o início da temporada de pizza 2008 no Congresso Nacional.
Paulinho era acusado de quebra do decoro palarmentar, por ter, segundo a denúncia, desviado verbas do BNDS. Porém, os deputados que dão apoio ao Governo Lula não entenderam assim. Por 10 a 4, depustado pedetista foi absolvido..
O relator do caso, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), afirmou no Conselho de Ética que o seu parecer se baseava em provas e fatos, não em suposições. "O deputado se beneficiava com o esquema", disse o relator. "Estudei o processo exaustivamente e não comi na mão de ninguém, como quiseram dizer. O relatório é técnico. Não tinha o direito de manifestar politicamente. Não existem suposições, mas sim fatos e provas."
O processo agora, com um novo relator, segue para o plenário da Câmara, onde os deputados deverão confirmar a absolvição. Paulinho é suspeito de desvio de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) e tráfico de influência. O deputado também responde a acusações de fraudes na ONG Meu Guri, administrada por sua mulher.
Segundo as investigações realizadas pela Polícia Federal, a ONG recebeu R$ 37,5 mil do conselheiro do banco estatal João Pedro Moura que foi preso sob a acusação de ser um dos principais responsáveis pelo esquema.
A Operação Santa Tereza, conduzida pela PF, desmontou uma quadrilha supostamente formada por empresários, policiais e servidores que desviava recursos do BNDES.
Gravações telefônicas associariam ainda o deputado federal ao esquema de irregularidades.

Quem votou contra a cassação:
Fernando Melo (PT-AC)
Leonardo Monteiro (PT-MG)
Sandes Júnior (PP-GO)
Wladimir Costa (PMDB-PA)
Efraim Filho (DEM-PB)
Dagoberto (PDT-MS)
Abelardo Camarinha (PSB-SP)
José Carlos Araújo (PR-BA)
Marcelo Ortiz (PV-SP)
Rômulo Gouveia (PSDB-PB)

Quem votou pela cassação:
Paulo Piau (PMDB-MG)
Moreira Mendes (PPS-RO)
Ruy Pauletti (PSDB-RS)
Solange Amaral (DEM-RJ)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->