sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Há 3 meses, Lula silencia sobre o mensalão do PT

Em novembro de 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) enviou 33 questões do Ministério Público Federal sobre o processo contra 39 pessoas envolvidas no caso que ficou conhecido como o mensalão do PT em 2005. Mas, até agora, as perguntas continuam na Casa Civil e o STF continua sem resposta.
A Procuradoria quer saber, dentre outras informações, se o presidente foi informado sobre repasses do PT para partidos da base aliada. Não há prazo para as respostas, mas, Lula terá que se manifestar.

As questões foram elaboradas pelo Ministério Público Federal, autor do processo em andamento no STF. O caso envolve a suposta compra de apoio de partidos e políticos pelo PT entre 2002 e 2005, conforme foi detalhado pelo então presidente do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. O processo inicial envolvia 40 pessoas acusadas de partipação no esquema, mas, o petista Silvio Pereira, trocou a retirada do seu nome do processo pela aplicação de pena alternativa.

Lula não é réu no processo, mas foi indicado como testemunha de defesa por dois dos acusados no processo, os ex-deputados federais Roberto Jefferson e José Janene. Suas respostas serão o primeiro depoimento formal do presidente sobre o caso.

No final do ano passado, em entrevista à Rede TV, Lula, que já havia admitido a existência de caixa doi, negou a existência do mensalão. "Foi uma tentativa de golpe no governo. Foi a maior armação já feita contra o governo", disse Lula.

Essa afirmação do Lula parece que será também a estratégia da cúpula do PT. A tese de tentativa de golpe está sendo repetida por várias lideranças petistas, que participam em Brasília, neste final de semana, do Encontro Nacional do partido, quando o PT vai lançar oficialmente a ministra Dilma Roussef como candidata à Presidência da República.

Veja, aqui, em PDF, todas as 33 questões que o MPF faz ao presidente Lula sobre o mensalão do PT:


Será que o presidente vai responder ao STF, ou simplesmente, vai repetir o seu jargão: "Não sei de nada"?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->