sexta-feira, outubro 01, 2010

Sinto cheiro de segundo turno

Em minha opinião, a eleição para a Presidência da República não termina neste domingo, dia 3, o que seria muito bom para o processo democrático do país.

No último debate realizado pela Globo nesta quinta-feira, apesar da falta de um confronto direto entre os dois primeiros colocados - Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) - deu para perceber que a Dilma se perde facilmente quando é colocada diante de assunto polêmico, como foi questão das doações partidárias feita pelo Plinio Sampaio (PSOL). A petista se enrolou, gaguejou, provocou risos da plateia e se irritou no final. E ninguém, em sâ consciência, pode negar a força histórica e decisiva de um debate na rede globo. Os próprios candidatos reconhecem isso.

Mas, a minha confiança num segundo turno não se baseia apenas em deslizes, gafes ou falhas de um ou outro candidato nos debates na televisão. Reconheço a sua importância, eles podem influenciar os eleitores, mas, não acredito que são suficientes para decidir uma eleição na reta final.

Essa confiança parte de um forte movimento anti petista e anti Dilma que nos últimos dias corre e aumenta entre os evangélicos e todos os cristãos de um modo geral, como os católicos. Até vídeos têm sidoexibidos em reuniões das igrejas no último domingo.

Esse movimento, com fortes declarações de importantes líderes evangélicos diariamente nas TVS, rádios e blogs, além de documentos elaborados por bispos católicos e pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), recomenda voto contra parlamentares do PT e contra a petista Dilma Rousseff, que para essas lideranças, são políticos a que defendem a legalização das drogas, a união (casamento) entre pessoas do mesmo sexo e, sobretudo, o aborto. E, de um modo geral, essas lideranças tem declarado apoio ao tucano José Serra.

E, sem dúvida, isso vai pesar muito na hora do voto de pessoas que defendem a preservação da família como núcleo básico e estrutural da sociedade. Portanto, como bom mineiro que não despreza a cautela, não confio piamente nas pesquisas eleitorais. Prefito, no mínimo, esperar a pesquisa de boca de urna.
Mas, sinto no ar um cheiro de segundo turno entre Dilma e Serra.

Boa votação para todos e cada cidadão brasileiro possa votar de acordo com a sua consciência.

Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->