sábado, maio 05, 2012

Bicicletas X carros – Uma briga desigual no trânsito

Hoje em dia, o discurso  politicamente correto é defender o uso de bicicletas seja nas cidades como no campo. E todos nós sabemos que, realmente, o ideal, tanto para o bem da saúde física do cidadão, como para o benefício ao meio ambiente, seria mesmo incentivar o uso deste tipo de transporte.

Porém, não basta que sejamos politicamente corretos, apenas por achar que andar de bicicleta faz bem para a saúde e para a natureza. Temos que encarar a realidade e ver que sem a infraestrutura necessária, os ciclistas enfrentam um jogo desigual quando sai para pedalar num trânsito caótico como temos no Brasil, sobretudo, nas grandes cidades.

Atualmente, a cidade de São Paulo tem pouco mais de 52 quilômetros de ciclovias e, devido aos investimentos feitos para melhorar a segurança dos ciclistas, até que caiu o número de acidentes com bicicletas nos últimos anos, mas, ainda está muito longe do que se pode considerar segurança total para o ciclista.

E em outras cidades, como Osasco, por exemplo, a dificuldade é ainda muito maior para quem se aventura a pedalar. Pois se a disputa já é desigual para as motos, o trânsito é muito mais perigoso no confronto entre carros, ônibus e caminhões quando se trata de bicicletas. A única forma de conciliar o discurso pró ciclista com a prática seria o investimento maciço e a construção de ciclovias em toda a cidade, como existe hoje em Sorocaba. Sem as ciclovias, o resultado de quem se aventura a pedalar,  disputando o mesmo espaço com veículos motorizados, é uma grande desvantagem nos acidentes.

Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->