Hoje em dia, o
discurso politicamente correto é
defender o uso de bicicletas seja nas cidades como no campo. E todos nós
sabemos que, realmente, o ideal, tanto para o bem da saúde física do cidadão,
como para o benefício ao meio ambiente, seria mesmo incentivar o uso deste tipo
de transporte.
Porém, não basta
que sejamos politicamente corretos, apenas por achar que andar de bicicleta faz
bem para a saúde e para a natureza. Temos que encarar a realidade e ver que sem
a infraestrutura necessária, os ciclistas enfrentam um jogo desigual quando sai
para pedalar num trânsito caótico como temos no Brasil, sobretudo, nas grandes
cidades.
Atualmente, a
cidade de São Paulo tem pouco mais de 52 quilômetros de ciclovias e, devido aos
investimentos feitos para melhorar a segurança dos ciclistas, até que caiu o
número de acidentes com bicicletas nos últimos anos, mas, ainda está muito
longe do que se pode considerar segurança total para o ciclista.
E em outras
cidades, como Osasco, por exemplo, a dificuldade é ainda muito maior para quem
se aventura a pedalar. Pois se a disputa já é desigual para as motos, o
trânsito é muito mais perigoso no confronto entre carros, ônibus e caminhões
quando se trata de bicicletas. A única forma de conciliar o discurso pró
ciclista com a prática seria o investimento maciço e a construção de ciclovias
em toda a cidade, como existe hoje em Sorocaba. Sem as ciclovias, o resultado
de quem se aventura a pedalar, disputando o mesmo espaço com veículos
motorizados, é uma grande desvantagem nos acidentes.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial