terça-feira, novembro 06, 2012

Alexandre Padilha ou José Eduardo Cardoso - Qual deles será o abençoado de Lula para disputar o governo de SP?

Em qual desses dois petistas - Alexandre Padilha e José Roberto Cardoso - você aposta que será o candidato do PT ao governo de São Paulo em 2014? Os dois são jovens e representam a renovação no partido, tão propalada pelo ex-presidente Lula, que é famoso também por apoiar e eleger novas caras petistas , os chamados "postes". E, com certeza, tanto Padilha, como Cardozo terão que ter a bênção do Lula para esta missão tão cara ao PT, que é conseguir também chegar ao poder no maior e mais rico estado do país.


Outro nome petista que corre por fora nessa corrida ao Palácio dos Bandeirantes, é o do prefeito reeleito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, outro pupilo e um tipo de protegido do ex-presidente da República. Mas, pode ser que o PT não queira que Marinho sofra do mesmo mal do tucano Serra e venha a ser criticado pela oposição por abandonar o mandato de prefeito pela metade. Assim, é possível que Marinho possa ser descartado em 2014. Outros petistas, já mais conhecidos e veteranos, como Marta Suplicy e Aloisio Mercadante, com certeza, tentarão também mostrar que estarão no páreo, mas, tudo indica que eles não são os preferidos do Lula.


Padilha
Assim, nessa corrida para ser o preferido do maior cabo eleitoral do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parece que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha sai na frente. E o seu nome não surge como possível candidato em São Paulo apenas no PT, mas, também entre os partidos adversários. Até mesmo no ninho tucano, os caciques do PSDB já identificaram em Padilha o nome mais forte do PT para disputar o governo em 2014. Para justificar essa desconfiança, os tucanos destacam as constantes viagens de Padilha pelo estado e também os investimentos de sua pasta em diversos municípios paulistas.


E, como ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ratifica a desconfiança tucana. Já faz tempo que ele é figura constante nas maiores cidades paulistas como também tem procurado investir pesado na saúde pública em todas regiões do estado. Assim, se receber a "bênção" do Lula, Padilha já estará também com sua estrada bem pavimentada para fazer uma boa campanha, evitando ser chamado de poste.


Enquanto isso, a a preferência e as exigências de Lula nesse sentido, já começaram a mirar em Padilha. Recentemente, ele quis despistar a imprensa, afirmando que isso não passava pela sua cabeça. "Inclusive, nem sou eleitor de São Paulo. Meu domicílio eleitoral é do Pará", disse Padilha. Mas, há poucos dias, depois de ser aconselhado pelo Lula, Padilha já havia mudado de ideia, afirmando que vai transferir o domicílio eleitoral para São Paulo.


Cardozo
Por sua vez, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, a exemplo de Lula, sempre pregou renovação no PT. Foi ele que, em 2005, quando o mensalão veio à tona, envolvendo José Dirceu e José Genoino, defendeu a "refundatação" do PT.


E, com certeza, esperando que possa vir a ser o candidato indicado por Lula, José Eduardo Cardozo já começou a mostrar suas garras em São Paulo. Aproveitando a crise na segurança pública do estado e a guerra do crime organizado com as polícias paulistas, Cardozo aproveitou o momento para fazer severas críticas aos tucanos, ao mesmo tempo em que se pronticou em colocar o Ministério da Justiça à disposição do governo paulista. E parece que Cardozo fez uma boa jogada.


Acuado diante da violência, Geraldo Alckmin acabou aceitando a oferta do governo Federal. Alckmin defendeu as políticas estaduais para a Segurança, mas, nesta segunda-feira, já houve a primeira reunião entre representantes do seu governo com ministro da Justiça para tratar de ações conjuntas no combate à criminalidade.


Portanto, diante do atual quadro eleitoral do PT, com certeza, no próximo ano, Alexandre Padilha e José Roberto Cardozo poderão iniciar uma disputa interna visando ser o candidato petista ao Palácio dos Bandeirantes. Você arriscaria a dizer qual deles será o "abençoado" de Lula? Em minha opinião, será Alexandre Padilha. Simples palpite.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira


1 Comentários:

Às novembro 08, 2012 , Anonymous Anônimo disse...

Eu aposto no Eduardo Cardoso !!!!!! Tem aparecido muito ultimamente, vai faze papel de salvador da pátria !!!!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->