segunda-feira, novembro 12, 2012

Lewandowski abandona plenário do STF após mais uma briga com Joaquim Barbosa

Hoje à tarde, o STF foi palco de mais um bate-boca quente entre os ministros Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, e Ricardo Lewandowski, revisor. Tudo porque ao reiniciar o cálculo das penas dos réus, Joaquim Barbosa, iniciou com os réus do núcleo político e não com o núcleo financeiro, conforme estava previamente anunciado. Só que, conforme esclareceu o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, o plenário já havia decidido que cabe ao relator decidir a ordem de julgamento no processo. Fazem parte do núcleo político os petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino.


Bastou Joaquim Barbosa iniciar sua fala para o clima esquentar de vez com a intervenção de Lewandowski. Durante a fase de julgamento, Lewandowski absolveu a maioria dos réus, inclusive, os do núcleo político, só penalizando Delúbio Soares, e alguns outros réus como o publicitário Marcos Valério que, até agora, já foi condenado a mais de 40 anos de reclusão. Há de se destacar que Ricardo Lewandowski foi nomeado pelo ex-presidente Lula, assim como Joaquim Barbosa que, no entanto, está sendo duríssimo contra todos os réus do mensalão.


Irado com a inversão de Barbosa, Lewandowski esbravejou. "Toda hora V. Excia. vem com uma surpresa! V. Excia. está surpreendendo a todos. O advogado do réu não está aqui! Vim de São Paulo, saindo de uma banca de mestrado, se eu soubesse... — exasperou-se Lewandowski, que não poderia votar nesta dosimetria, já que absolveu o réu pelo crime.


Como também nunca aceitou as provocações do colega, Joaquim Barbosa retrucou: "Não interessa de onde V. Excia. veio.  Surpresa é sua lentidão ao proferir seu voto", afirmou o relator.


O revisor então deixou o plenário. Enquanto o presidente do STF, Ayres Britto, tentava restabelecer a ordem, Barbosa continuava: "Tá vendo? Ele está a fim de obstruir mesmo!". A dosimetria das penas para José Dirceu e José Genoino continuou mesmo com a ausência de Lewandowski, impedido de votar na dosimetria das penas de José Dirceu e de José Genoino.


Após o intervalo da sessão, o ministro revisor retornou para participar da dosimetria de Delúbio Soares e dos réus ligados ao núcleo financeiro.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->