quarta-feira, novembro 14, 2012

Para o mundo, condenação de Zé Dirceu é um fato histórico

Enquanto os petistas do Brasil, bem como seus simpantizantes, criticam o STF pela condenação de José Dirceu, numa clara tentativa de desqualificar o Poder Judiciário, o mundo inteiro vê isso como um fato histórico e um avanço do Brasil no combate à impunidade, sobretudo, de crimes praticados por políticos e governantes. Essa visão contrária à dos petistas indiferentes à impunidade, pode ser verificada nas edições de jornais do mundo todo que trataram a condenação do ex-ministro da Casa Civil, na segunda-feira, 12, como uma medida marcante da Justiça brasileira contra a impunidade.


Estados Unidos
O “New York Times” repercutiu a sentença de prisão de dez anos e dez meses do ex-ministro José Dirceu em uma reportagem de seis colunas em sua versão impressa. Segundo a publicação, trata-se da mais dura condenação por corrupção contra um político do alto escalão do governo no Brasil. No entanto, o “Times” se mostra cético quanto à permanência de políticos na prisão no Brasil. “É muito raro no Brasil um político do alto escalão passar muito tempo na prisão por corrupção ou outros crimes”, conclui o jornal.


José Dirceu é descrito como uma das figuras mais poderosas do governo do Partido dos Trabalhadores. Segundo o jornal americano, ele foi condenado a quase 11 anos de prisão “por orquestrar um vasto esquema de compra de votos que abalou o sistema político brasileiro”.


O jornal americano noticiou ainda a condenação de José Genoino e ressaltou que “falta ver ainda se os condenados vão realmente para a prisão e quando”, pois a defesa ainda vai tentar protelar o cumprimento da sentença.


Inglaterra
O “Financial Times” destacou que a decisão do Supremo Tribunal Federal abriu um precedente no país, cujas elites agem frequentemente com a certeza da impunidade. “O caso está sendo considerado como um divisor de águas em um país onde os políticos e as elites são acusados de usar um sistema jurídico ineficiente para agir com impunidade”, escreveu o “Financial Times”. “O Brasil tem uma longa e pitoresca história de políticos que cometem crimes e escapam da punição, com a Suprema Corte condenando nenhum até esse caso”, acrescenta.


O jornal cita o ex-presidente Fernando Collor, “que hoje é senador apesar de ter sofrido impeachment por por corrupção”, e o pai dele, Arnon Mello, “um senador que assassinou outro senador na Casa em 1963 e nunca foi punido pelo crime”.
O “Financial Times” encerra matéria dizendo que o ex-presidente Lula insiste que não sabia de nada sobre o esquema.


A rede de televisão inglesa “BBC”, em seu site, também noticiou a condenação com destaque: “a sentença
foi vista por muitos no Brasil como evidência de que políticos não estão imunes a punições”. A reportagem também repercute a nota divulgada por Dirceu em seu blog, em que o ex-ministro classifica a sentença como “injusta”. “O ex-ministro sustentou que o esquema nunca existiu e acusou a imprensa conservadora do Brasil de uma campanha contra o governo de esquerda”.


Alemanha
O periódico alemão “Tageszeitung”classifica o julgamento do mensalão como “o maior processo contra a corrupção da história do Brasil”. O jornal sustenta que Dirceu não deve passar os dez anos da sentença na cadeia e noticia que o advogado de Dirceu já articula “embargos contra a condenação”.


Espanha
O espanhol “El País” reforçou a ligação de Dirceu com Lula e Dilma e reproduziu grande parte da sustentação do voto do ministro relator Joaquim Barbosa. O jornal também reproduziu o bate boca entre Barbosa e o ministro revisor, Ricardo Lewandowski. “O magistrado Lewandowski, que anteriormente havia absolvido Dirceu, acusou Barbosa de surpreender o tribunal com o expediente do dia”, noticiou o periódico sobre a decisão de Barbosa de definir as penas do núcleo político antes do financeiro.


França
Na França, o “Le Monde” chama Dirceu de “advogado, economista, ex-líder estudantil, ex-comunista, ex-guerrilheiro e ‘eminência parda’ do governo Lula”. O jornal lembra que o mensalão “quase custou a reeleição de Lula em 2006, embora ele tenha sido considerado inocente pelo tribunal”.


Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/jornais-estrangeiros-tratam-condenacao-de-dirceu-como-caso-historico-6714578



Portanto, como podemos verificar, enquanto os petistas, que endeusam seus "líderes", desqualificam o STF, outros povos elogiam a nossa Justiça nesse caso que foi o maior escândalo do Executivo, culminando com o maior julgamento do Judiciário do país. Felizmente, como a maioria do povo brasileiro, o mundo também vê com bons olhos a punição de criminosos do colarinho branco.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->