terça-feira, março 05, 2013

Hugo Chávez não vence o câncer e morre aos 58 anos

Depois de passar por quatro cirurgias desde dezembro em Cuba, o presidente da Venezuela, Hugo Chavez foi vencido pelo câncer e morreu nesta terça-feira, dia 5, em Caracas, capital da Venezuela. Chávez tinha 58 anos e sofria com complicações de um câncer na região pélvica.


Hugo Chávez ocupava o cargo desde 1999 e era o líder democrático que durava mais tempo no poder de um país da América Latina. Com um discurso em defesa do "socialismo bolivariano", ele foi reeleito para o quarto mandato consecutivo no último mês de outubro. O período terminaria em 2019.


Foi a terceira vez em que ele foi eleito para um mandato com duração de seis anos, regra criada pela nova Constituição, aprovada em 1999, um ano após a chegada ao poder. Na última votação, o venezuelano teve 55% dos votos, com comparecimento de 81% do eleitorado.


Em 2009, o presidente promoveu um referendo sobre o fim da limitação ao número de mandatos políticos, e chegou a falar sobre se manter no governo até 2021, ou mesmo 2030.
 

Hugo Chávez fazia questão de ser polêmico. Em abril de 2002, as elites da Venezuela o derrubaram por pouco tempo em um golpe de Estado apoiado pelo governo de George W. Bush (2001-2009). Chávez sobreviveu e se radicalizou, declarando-se socialista e estatizando grandes porções da economia venezuelana. Com a disparada nos preços do petróleo, custeou a abertura de clínicas de saúde equipadas com pessoal cubano e outros programas sociais, aliviando a pobreza.


Mas, nos últimos anos, apesar de ser idolatrado pela maioria do povo, seu governo vinha sofrendo muitas críticas pelo aumento da desigualdade social e pelo aumento da violência no país. O poder na Venezuela passa, agora, a ser uma incógnita. O vice-presidente é Nícolas Maduro que deverá assumir o governo, mas, sem dúvida, a oposição que já é forte, crescerá no país com a morte de Hugo Chávez.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira


3 Comentários:

Às março 05, 2013 , Blogger Renato Ferreira disse...

Chávez vai ser sempre lembrado também pelas suas críticas aos Estados Unidos, um dos maiores compradors do petróleo venezuelano.

Chávez fazia questão de criticar os políticos norte americanos em público.

Em 2006, durante discurso na ONU, Chávez, que aparece na foto beijando um crusifixo, chamou o então presidente americano, Bush de diabo:

"O diabo veio aqui ontem. Ainda cheira a enxofre hoje", afirmou, referindo-se ao fato de Bush ter discursado no mesmo local no dia anteror.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/09/060920_chavez_onu.shtml

 
Às março 05, 2013 , Blogger Renato Ferreira disse...

Corrigindo:

Onde está escrito: crusifixo, por favor leia-se: crucifixo.

 
Às março 05, 2013 , Blogger Renato Ferreira disse...

Santa ignorância

O Chávez morreu, mas, o seu vice, Nícolas Maduro, consegue superar a ignorãncia do presidente que acaba de morrer.

Todo mundo morre de câncer. Muitos políticos brasileiros e de outros países já morreram ou ainda lutam contra a doenças.

Mas, nesse momento de dor do povo venezuelano, os chavistas aproveitam para criticar seus adversários e o pior: Maduro afirmou que os Estados Unidos são os responsáveis pela doença de Hugo Chávez.

Portanto, o Hugo Chávez morre, mas, parece que a falta de bom senso ainda vai permanecer com os seus correligionários e fanáticos seguidores.

Autoridades norte americanas classificaram como absurdas as afirmações do vice presidente Nícolas Maduro.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->