terça-feira, abril 23, 2013

Ao acusar o ministro Fux, Zé Dirceu incrimina também o governo petista

Depois de acusar e de tentar desmoralizar o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, o ex-ministro do governo Lula, José Dirceu (PT) virou a sua metralhadora contra outro ministro do STF, Luiz Fux (foto abaixo), numa tentativa desesperada de se livrar da condenação a mais de 10 anos de prisão pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha no processo do mensalão. Só que, além do desserviço que o Zé Dirceu presta à Nação, tentando desmoralizar o Poder Judiciário, ele acaba também incriminando o próprio governo petista - do Lula e da Dilma - responsáveis pelas indicações de Joaquim Barbosa e de Luiz Fux respectivamente.

Já que não conseguiu atingir o ministro Joaquim Barbosa, que não se abalou diante das acusações, não somente do Zé Dirceu, como também dos demais políticos condenados no mensalão, o ex-todo poderoso ministro do Lula, fez agora sérias acusações contra o ministro Fux, afirmando que o magistrado carioca, quando tentava ingressar no STF, pediu a ajuda dele - José Dirceu - sob a promessa de "absolvê-lo" na Ação Penal 470, o mensalão.


Só que, ao contrário dessa "promessa" que teria feito, segundo Dirceu, Fux foi um dos ministros mais  rígidos na condenação dos réus. Por ser um dos últimos ministros indicados à Corte, ele era sempre um dos primeiros a votar e carregava nas acusações, principalmente contra os réus políticos. Ou seja, pelo menos nos votos, como também, agora, no Acórdão, Fux desmente Zé Dirceu.


Mas, partindo da pressuposta acusação, Zé Dirceu coloca em dúvida não apenas o voto de Fux, mas também os votos de outros ministros indicados pelos governos petistas. E dois desses ministros - Ricardo Lewandowiski e Dias Tofoli - que já haviam trabalhado para o PT, foram totalmente favoráveis aos réus petistas. Será que eles também prometeram absolver os petistas? Ou seja, Dirceu quis dizer, então, que os governos petistas indicam ministros para absolvê-los no Judiciário? E o curioso é que a presidente Dilma silenciou-se diante da acusação do Zé Dirceu.


Agora, com a publicação do Acórdão nesta segunda-feira, 22, os condenados terão dez dias para apresentar recursos, como Embargos de Declaração, tudo para tentar diminuir as penas impostas. Todos os advogados afirman que vão apresentar todos os recursos possíveis em prol de seus clientes. E o José vaia ainda mais além: ele tem tem afirmado que irá recorrer também às cortes internacionais contra a sua condenação no STF.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->