sábado, abril 13, 2013

Polícia Federal abre inquérito para investigar participação de Lula no mensalão

Agora, o ex-presidente do Brasil e principal figura do PT será investigado como suspeito de participar como intermediário do repasse de 7 milhões de reais da Portugal Telecon ao Partido dos Trabalhadores. A acusação partiu de Marcos Valério (à direita), o operador do mensalão, condenado a mais de 40 anos de prisão.



Enquanto os principais envolvidos no caso mensalão do PT continuam alegando inocência, como o minisstro José Dirceu, condenado a 12 anos de prisão, e que tenta, agora, acusar o ministro Luiz Fux do STF, afirmando que o mesmo prometeu absolvê-lo, o caso continua tendo outros desdobramentos na Justiça. Nesta sexta-feira, dia 12, a Polícia Federal confirmou a abertura de inquérito para investigar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma das operações financeiras do mensalão.


Com esse inquérito - poderão haver outros ainda -  Lula passa a ser oficialmente investigado como participante do esquema que, conforme ficou compravado ao longo do processo no STF, movimentou milhões de reais para pagar despesas de campanha eleitoral e ainda comprar parlamentares do Congresso durante o primeiro mandado do governo Lula.


O inquérito da PF foi aberto para investigar as acusações feitas à Procuradoria-Geral da República  pelo ex-publicitário Marcos Valério. Ele acusa Lula de ter intermediado a obtenção de um montante de 7 milhões de reais da Portugal Telecon para o PT. Essa operação teria sido realizada por meio de publicitários ligados ao partido.


Ainda segudo a acusação, os recursos da Telecon teriam sido usados para quitar dívidas eleitorais dos petistas. Segundo Valério, Lula intercedeu no caso pessoalmente jundo a Minguel Horta, presidente da empresa portuguesa, a quem o ex-presidente pediu os recursos financeiros. Até o ano passado essas informações detalhadas sobre a participação de Lula eram ainda desconhecidas, mas, como se sentiu abandonado pelos petistas e como fora condenado, Valério resolveu contar tudo. As investigações da PF partem de uma viagem que, segundo Valério, ele fez a Portugal em 2005 em companhia dos demais envolvidos como o próprio José Dirceu e membros do PTB, partido do acusador do mensalão, Roberto Jefferson, que também foi condenado pelo STF.


Quem pediu a abertura do inquérito contra Lula foi o Ministério Público Federal de Brasília. Há outras acusações contra Lula sendo investigadas ainda em Brasília, como também no MPF de Minas Gerais. Algumas dessas acusações falam sobre o crime de caixa-dois nas campanhas do ex-presidente Lula, fato, inclusive, que o próprio Lula admitiu, logo que estorou o caso mensalão em 2005. Lula disse naquela época, em Paris, que o que havia ocorrido não era mensalão e, sim "caixa-dois, caso corriqueiro no Brasil", segundo o ex-presidente.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

1 Comentários:

Às abril 13, 2013 , Blogger Renato Ferreira disse...


Nesta semana, em SP, o presidente nacional do PT, Rui Falcão saiu com essa: "É ridículo" a PF investigar o Lula, ou seja, para o Falcão Lula deve estar acima da lei.

Mas, isto não é novidade. Depois de ter acusado Sarney de corrupto e ladrão durante toda a vida, Lula disse isso sobre o, agora, seu amigo e aliado: "Sarney é um político diferenciado e deve ser respeitado". É mole?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->