terça-feira, maio 14, 2013

A quem interessa a contratação de médicos cubanos?

A contratação de seis mil médicos cubanos, prometida pelo ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores), ao seu colega cubano, e dada já como certa pelo Palácio do Planalto, tem sido motivo de festa para parlamentares governistas e para a militância petista, como se isso foi resolver todos os problemas da caótica saúde pública do país. O governo brasileiro justifica essa medida, alegando falta de médicos no país e que os cubanos irão trabalhar em regiões inóspitas do país, onde os profissionais brasileiros se recusam trabalhar.


Mas, essa justificativa do próprio governo é a negação de que o problema da saúde seja causado pela falta de médicos no Brasil. O que existe aqui é uma má distribuição desses profissionais que, até evitam mesmo, depois de um curso longo e caríssimo, trabalhar nessas regiões sem nenhuma infraestrura ou segurança dada pelo governo e, muito menos, salário adequado para uma região isolada e sem recursos mínimos para o exercício da medicina.


Então, resta uma pergunta: por que ao invéz de importar médicos de outros países, que terão as mesmas dificuldades dos brasileiros, além do problema do idioma, o governo não dá incentivos para mais brasileiros cursarem Medicina? Hoje, a mensalidade uma boa Faculdade gira em torno de R$ 4 a 5 mil. Esse valor multiplicado por seis anos de curso vira uma fortuna e a família ainda não tem o direito de deduzir esse sacrifício no Imposto de Renda.


Além desse incentivo, o que o governo deveria fazer é oferecer melhores acessos a essas regiões inóspitas e mais segurança ao profissional que ficará sujeito até mesmo a contrair doenças graves numa região isolada e longe de sua família. Com certeza, a contratação de médicos cubanos, pode ser uma medida justa com Cuba, com os médicos de lá que nem salário recebem, mas, não com o Brasil, nem com os médicos brasileiros e, muito menos, com a população carente que necessita de um tratamento médico digno. Ao médico, não basta apenas um salário, mas, também as condições mínimas para o exercício de sua profissão.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
  e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

2 Comentários:

Às maio 14, 2013 , Blogger Renato Ferreira disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às maio 14, 2013 , Blogger Renato Ferreira disse...

Seriam os médicos cubanos, milagreiros também?

Já tem gente falando, que o governo está contratando são cabos eleitorais cubanos. Vai vendo

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->