sábado, maio 25, 2013

Boatos sobre fim do Bolsa Família requerem investigação séria e responsável

No último fim de semana, o Brasil inteiro ficou estarrecido diante do tumulto causado por boatos sobre o fim do Bolsa Família. Como um raio, a boataria atingiu cerca de 13 estados das regiões Norte e Nordeste, onde milhares de beneficiários correram para as agências da Caixa Econômica Federal para tentar sacar o benefício, acreditando nos boatos. Houve até depredação de agências e cerca de 900 mil pessoas sacaram cerca de R$ 152 milhões. Só não se sabe como tanto dinheiro já estava nas agências. Será que a Caixa vai explicar isso?

Já na manhã de segunda-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que se tratava de "vários crimes" e a que Polícia Federal iria investigar com rigor e punir os culpados. No mesmo dia, a presidente Dilma Rousseff foi à TV para afirmar que os boatos eram "crimes abomináveis e desumanos" e disse que havia ordenado a PF para investigar e identificar os criminosos.

Em seguida, começou haver a politização do episódio. Em sua conta no Twitter, a ministra Maria do Rosário, de forma irresponsável, afirmou que os "boatos só poderiam ter partido da oposição". Mais, tarde a ministra recuou e disse que se tratava "apenas de uma singela opinião" e que não tinha informações oficiais sobre o que dissera antes. A oposição reagiu e diversos parlamentares, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado, exigiam explicações da ministra, afirmando que quem poderia soltar um boato e atingir tantas pessoas em tão pouco tempo, só poderia ser o próprio governo que tem controle sobre os beneficiários e sobre o dinheiro distribuído.

Na quinta-feira, 23, o ministro da Justiça disse que o caso é de difícil investigação e que não seria concluído em 30 dias. Seja como for, esses boatos criminosos merecem uma investigação séria e que os culpados sejam punidos. Caso contrário, vai ficar muito mal para o próprio governo.
 
 
Mas, já na sexta-feira, o caso começava a ser esclarecido e a tomar outro rumo. Segundo a PF, os boatos teriam partido de empresa de telemarketing do Rio de Janeiro e espalhado por rádios pelo Nordeste. A PF disse que, agora, vai ouvir as primeiras 100 pessoas que sacaram o dinheiro para saber como elas foram informadas. O Brasil espera, portanto, a identificação dos culpados, sejam eles da oposição ou do governo. Sabemos, de antemão, no entanto, que o único beneficiado com os boatos, em tese, seria o próprio governo que se vangloria e defende tanto o programa Bolsa Família.
 
 
Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreia
 
 
 
 
 
 

1 Comentários:

Às maio 25, 2013 , Blogger Renato Ferreira disse...

Muito estranho. Um dia antes do início dos boatos que causaram filas e tumultos em 13 Estados brasileiros, a Caixa Econômica Federal alterou, sem aviso prévio, todo o calendário de pagamento do Bolsa Família.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1284718-caixa-alterou-bolsa-familia-na-vespera-de-boato-sobre-programa.shtml

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->