sexta-feira, julho 19, 2013

Bancada petista não aceita Vacarezza como líder da reforma política

O coordenador da comissão criada pela Câmara dos Deputados para tratar da reforma política, Cândido Vacarezza (PT-SP) - foto acima - não tem apoio da bancada petista na Casa. Nesta sexta-feira, 19, um grupo de 27 deputados petistas divulgou uma nota repudiando a indicação de Vacarezza para coordenar o grupo de trabalho. Segundo a nota, os deputados do PT apoiaram a criação do grupo para realização da reforma política, mas preferiam que o indicado fosse o deputado Henrique Fontana (PT-RS). No entanto, para surpresa dos petistas, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) indicou Vaccarezza.


“Indicamos por unanimidade o deputado Henrique Fontana, relator há dois anos e meio da comissão anteriormente incumbida para propor a Reforma Política. Para a surpresa da bancada, a Presidência da Câmara designou o Deputado Cândido Vaccarezza como coordenador da nova comissão. Mais do que uma escolha pessoal, este gesto é um claro movimento para impor à bancada do PT preferências políticas que não são as suas. Tal atitude antecipa um antagonismo às posições que o PT defende na reforma política”, afirmam os deputados petistas.

A primeira reunião da comissão coordenada por Cândido Vacarezza foi realizada na quarta-feira, 17, quando seus componentes trataram apenas de como será o andamento dos trabalhos. Eles marcaram também a próxima reunião para o início do mês de agosto, após o recesso parlamentar. No final da primeira reunião, Vacarezza deu uma opinião que pode ter desagradado ainda mais os seus colegas de partido e governo. Ele disse que qualquer mudança proposta pelo grupo só valerá para as eleições de 2018, justamente, como outros partidos da base governista, como o PMDB, e a oposição já haviam também se manifestado. Essa opinião, no entanto, é contrária à proposta da presidente Dilma Rousseff, que insiste na realização de um plebiscito e com mudanças políticas já valendo para as eleições de 2014. Portanto, essa nota da bancada oficializa um racha na bancada petista na Câmara dos Deputados.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira  

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->