sábado, agosto 03, 2013

Pesquisa de credibilidade: políticos estão em último lugar: igrejas e imprensa, entre os primeiros

Recente pesquisa do Ibope sobre a credibilidade nas instituições do país mostra a razão pela qual os brasileiros estão indo às ruas protestar sem a presença de políticos. Na última pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 1º, todas as 18 instituições avaliadas perderam pontos e, mais uma vez, o Corpo de Bombeiros ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar, aparecem as igrejas, seguidas das Forças Armadas, em 3º, e os meios de comunicação (imprensa) em 4º lugar na opinião dos brasileiros como instituições mais confiáveis. Já os políticos, os partidos  e os sindicatos continuam nos últimos lugares em termos de confiança dos brasileiros.

A pesquisa mostra também que a Presidência da República foi a instituição que mais perdeu no índice de credibilidade. Esses dados estão na pesquisa nacional do Ibope, chamada Índice de Confiança Social. A pesquisa é realizada anualmente desde 2009 e a edição de 2013 foi divulgada nesta semana.

Entre 2012 e julho passado, todas as 18 instituições avaliadas pelo Ibope se tornaram menos confiáveis para os brasileiros. ”É uma crise generalizada de credibilidade. Está refletindo o momento do país, os protestos de rua. Já havia uma queda leve nos anos anteriores, mas agora a perda de confiança se acentuou”, diz a CEO do Ibope, Marcia Cavallari.

É importante destacar também que todas essas instituições foram objeto de críticas durante as últimas manifestações, quando milhões de brasileiros saíram às ruas para protestar contra a corrupção, contra gastos do governo e também para reivindicar por melhores serviços públicos.

O grau de desconfiança na Presidência varia de região para região. Essa queda foi maior no Sudeste, onde a instituição desabou de 60 para 34 pontos em um ano. Já no Nordeste, a Presidência da República teve queda menor, caindo de 68 para 54 pontos. Há diferenças entre as classes de consumo: 36 pontos na classe A/B contra 54 na D/E.
Mas, sem dúvida, o resultado é ainda mais preocupante para o Congresso Nacional e para os partidos políticos. Mesmo sendo os piores do ranking de confiança das instituições, eles caíram ainda mais: de 36 para 29 pontos, e de 29 para 25, respectivamente. O Congresso e os partidos políticos continuam nos dois últimos lugares da classificação desde 2009. (Fonte: Estadão)

Veja, o índice de credibilidade das instituições:

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->