quinta-feira, janeiro 23, 2014

Enchente - Defesa Civil de Osasco realiza trabalho de restauração

Conforme o Quintal da Noticia noticiou, um forte temporal casou um caos na cidade de Osasco e também em diversos bairros da região Oeste da Capital, como Jaguaré, Vila São Francisco, Leopoldina e Lapa. Na cidade de Osasco, desde o início da noite de ontem, como durante toda a manhã de hoje, a Defesa Civil realiza um mutirão ininterrupto de serviços de restauração em todo o município. A área central da cidade foi uma das mais pelas fortes chuvas.

O Quintal da Notícia conversou com o Coordenador da Defesa Civil de Osasco, Delcides Regatieri (foto), que comanda pessoalmente esse trabalho de restauração. Segundo Regatieri, os trabalhos, em conjunto com a Secretaria de Serviço e Obras, se concentram na desobstrução de vias públicas retirando árvores caídas, como também na limpeza de córregos e rios para onde a chuva levou muitas sujeiras durante o temporal de ontem à noite.
  

Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, em Osasco, durante todo o ano, o órgão realiza um trabalho preventivo de limpeza e manutenção dos córregos e rios, porém, mesmo com esse trabalho de prevenção, é impossível se prevenir para um volume de água muito acima da média histórica como aconteceu na quarta-feira. “Ontem, o volume foi de 62mm de água durante apenas uma hora de chuva, o equivalente a 50% de toda chuva prevista para o mês de janeiro. E a previsão nunca é exata. A previsão que tínhamos era de 17mm e acabou caindo um volume de 62mm, ou seja, muito acima da média história para este período”, observou Delcides Regatieri.

A Defesa Civil informa também que o temporal de uma hora provocou nove pontos de alagamentos na cidade, sendo que a área central foi a mais atingida, com alagamentos no Largo de Osasco, no Jardim Bomfin, próximo à Rodoviária, no km 18, próximo à estação ferroviária, no km 21, alguns na zona Norte, como bairro do Rochdale e no Jardim Turíbio, na zona Sul.


Num resumo preliminar da Defesa Civil, Delcides Regatieri informou que as chuvas causaram 9 pontos de alagamentos, e18 quedas de árvores, mas, felizmente, sem nenhum caso de ferido, morte ou de desabrigados. Ao término desse trabalho de restauração, a Defesa Civil irá elaborar um relatório final sobre as chuvas de quarta-feira, como todo o trabalho realizado pela Administração Municipal.


Além do trabalho da Defesa Civil, o Fundo Social de Solidariedade de Osasco também está distribuindo cestas básicas para 46 famílias de uma favela atingida no Jardim Turíbio, onde há trabalho também da Secretaria de Habitação.


Lapas visita pontos atingidos
Ainda na quarta-feira, à noite,  acompanhado de técnicos e secretários, o prefeito Jorge Lapas esteve em diversos pontos da cidade, acompanhando o trabalho da Defesa Civil.

Em um dos pontos visitados, na avenida dos Autonomistas, no trecho do Jardim KM 18, o prefeito conversou com munícipes e explicou que a Prefeitura está tomando as devidas providências para garantir melhor escoamento da água e irá realizar a abertura de novas galerias.

Em outro local visitado, na região central, o prefeito também verificou a situação e conversou com comerciantes. No centro, Lapas percorreu o Calçadão da rua Antônio Agu conversando com a população e instruindo equipes da Prefeitura a agir para sanar os problemas causados.

Antes de ir aos pontos afetados, o prefeito Jorge Lapas acompanhou todos os efeitos causados pelo temporal através das câmeras da Central de Monitoramento da Prefeitura de Osasco. Na ocasião, o prefeito visualizava a situação e, por telefone, já instruía as equipes sobre os procedimentos necessários para melhorar a situação. O prefeito deixou a Central de Monitoramento assim que a intensidade da chuva diminuiu e pôde sair para percorrer a cidade. (Foto da página do Facebook de Jorge Lapas)
Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanotícia.com.br
 pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
 e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->