quinta-feira, janeiro 16, 2014

Justiça da Suíça bloqueia recursos do mensalão do DEM


José Roberto ArrudaConforme notícia publicada, agora há pouco, pela imprensa brasileira, a Justiça da Suíça bloqueou US$ 6,8 milhões depositados em nove contas secretas de Genebra e Zurique. Eles suspeitam que o dinheiro esteja ligado ao esquema de corrupção do Distrito Federal que, na época, ficou conhecido como mensalão do DEM, envolvendo, inclusive, o então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Os documentos mostram que as contas foram congeladas em março de 2013.


Em setembro de 2012, depois de receberem informações da Procuradoria-Geral da República, as autoridades da Suíça entraram no caso e começaram a investigar o caminho percorrido pelo dinheiro naquele país. Na época, os investigadores brasileiros levantaram a hipótese de recursos desviados para duas cidades suíças e também apontaram indícios de lavagem de dinheiro. De imediato, o Ministério Público da Suíça abriu "instrução penal" para apurar os fatos, que culminou  no pedido de bloqueio do dinheiro.


Antes de pedir ajuda às autoridades da Suíça, a Procuradoria-Geral denunciou ao Superior Tribunal de Justiça 37 pessoas envolvidas no mensalão do DEM. Dentre outros, foram denunciados o ex-governador do DF, José Roberto Arruda e o ex-vice-governador Paulo Octávio, ambos filiados ao DEM. Eles ficaram no comando do governo de 2007 a 2010. Durante o processo, foi exibido um vídeo, mostrando Arruda recebendo diversos maços de dinheiro. Após o escândalo, os dois, que negaram ligação com as contas na Suíça, foram expulsos do Democratas.


O documento da Justiça da Suíça não chega a ser explícito em relação aos envolvidos no esquema. Ele relata que "37 pessoas acusadas de participar de desvios de dinheiro público e de atos de corrupção de funcionários do Estado". Diz também que um dos envolvidos, identificado como "H", "é acusado de ter cometido atos de corrupção ativa e lavagem de dinheiro". Em outro trecho, o documento cita o envolvimento de "J", um "ex-governador do Distrito Federal suspeito de ser o responsável pela organização criminal ativa em atos de corrupção visados pelo procedimento estrangeiro".


Opinião (Renato Ferreira)

Esta notícia vinda da Suíça, mostra que a festa com dinheiro público no Brasil, promovida por políticos de todos os partidos, como os mensalões e outros escândalos, está chegando ao fim. Com um Ministério Público e um Judiciário mais atentos, os crimes de corrupção estão sendo investigados até as últimas consequências, inclusive, com os envolvidos sendo condenados e levados para a prisão.


‘Acompanhe Renato Ferreira também pelo Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->