sábado, abril 19, 2014

Dengue: Já são mais de 100 casos por dia na Capital paulista

Combata o Aedes aegypti, transmissor da dengue, não deixando água parada
O surto de dengue na Grande São Paulo tem preocupado as autoridades e, principalmente, a população paulista. E a cidade de São Paulo já registra mais de 100 novos casos da doença por dia, segundo informações do último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na tarde de quinta-feira, 17. De acordo com os números oficiais, em sete dias foram contabilizados 793 registros da doença na capital paulista – o maior número de casos já registrado em apenas uma semana em 2014.
Conforme os números da Secretaria de Saúde, até o dia 9 de abril, São Paulo já tinha computado 1.745 casos de dengue. Agora, com os últimos registros o número aumentou para 2.538. Ainda segundo a Secretaria, em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 66%. Em menos de quatro meses deste ano, a Capital está prestes a superar o número de casos de dengue registrados em 2013, que foi de 2.617 pessoas com a doença.

Bairros da zona Oeste, como o Jaguaré, são os mais afetados pela dengue na Capital
Na Capital, os bairros da Zona Oeste lideram lideram a incidência de dengue. E foram esses bairros que mereceram total atenção das autoridades com operações especiais, como campanhas para eliminar focos do mosquito transmissor e dedetização feita por caminhões. O Jaguaré, na divisa com Osasco, é o bairro que mais tem registros, com 387 casos. Segundo a Prefeitura de São Paulo, a incidência da doença no Jaguaré está em 776,1 casos por 100.000 habitantes, índice que significa duas vezes superior ao considerado alto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 300 casos por 100.000 habitantes. Os bairros da Lapa e Rio Pequeno, também na Zona Oeste, registram, respectivamente, 287,5 e 145,2 casos por 100.000 habitantes.

Outros bairros da Capital, como Tremembé, na Zona Norte, com 245 casos, já têm  também índices próximos aos bairros mais afetados. E, segundo a Prefeitura, esta é a primeira vez que um bairro fora da Zona Oeste registra um número tão elevado de pessoas com dengue. Em apenas uma semana o Tremembé dobrou o número de casos registrados, fato que mostra que a doença está se alastrando de maneira considerada preocupante. Conforme o último balanço, Tremembé  tinha 123 registros. O bairro já ultrapassou Lapa e Rio Pequeno no número de casos, mas por ter uma população maior, a taxa de incidência da doença é inferior, proporcionalmente, às taxas dos  bairros da Zona Oeste.

Segundo as autoridades, a Prefeitura programou uma série de medidas de combate à dengue na Zona Norte durante o feriado prolongado. Desde sexta, estão sendo realizadas ações de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti  nos bairros Jardim Vista Alegre, Elisa Maria e Jardim Paulistano. Na segunda-feira, as equipes de saúde estarão atuando no combate aos criadouros em bairros como Mandaqui, Limão, Cachoeirinha e Vila Zatt, na Zona Norte da Capital.

No Interior
Fora da Grande São Paulo, a grande incidência de dengue também preocupa. Na cidade de Campinas a doença já é considerada uma epidemia.  A cidade já registrou mais de 5 mil casos  e seis mortes são investigadas, segundo balanço divulgado pela Prefeitura no início desta semana. Dos 5.016 casos registrados,  173 são considerados graves e os pacientes inspiram mais cuidados.

Ações rotineiras que ajudam a eliminar os focos de dengue:

- Retirar os pratos dos vasos de plantas, guardando-os de cabeça para baixo.
- Manter a caixa d’água sempre bem fechada e com tampa adequada.
- Manter bem fechados os tonéis e os barris d’água.
- Colocar o lixo em sacos plásticos e armazená-los em lixeira fechada.
- Não jogar lixo em terreno baldio.
- Não deixar acumular água da chuva sobre a laje das residências ou comércio.
- Remover rotineiramente folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas do imóvel.
- Não deixar os pneus velhos expostos, entregando-os ao serviço de limpeza urbana ou guardando-os em local coberto e abrigado da chuva.
- Manter as garrafas guardadas sempre de cabeça para baixo.
- Jogar água sanitária no ralo do banheiro e na bacia sanitária.
- Colocar algumas gotas de detergente no reservatório de água localizado atrás da geladeira.
- Lavar diariamente os potes de água dos animais de estimação.detox sucos

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->