quarta-feira, agosto 20, 2014

CRÔNICA: Quem são os palhaços mesmo?

"Oh abestado! Você não sabe o que um deputado faz?...Eu também não sei. Mas, vote em mim que eu te conto". 


Entre outras brincadeiras e palhaçadas, era mais ou menos assim a propaganda eleitoral do palhaço Tiririca para deputado Federal, em 2010. E o palhaço foi eleito com mais de um milhão e 300 mil votos para representar os eleitores de São Paulo.


Passados quatro anos, eu pergunto: qual o projeto que o Tiririca, com essa montanha de votos, apresentou para melhorar a vida dos brasileiros, seja na saúde, educação,segurança ou mesmo na área cultural?


Confesso que nesta segunda-feira,19, por volta das 7h, quando subia de carro com a minha esposa pela Rua Augusta e, ouvindo o rádio, fiquei triste e decepcionado quando começou a propaganda eleitoral do PR, onde, praticamente. só apareceu o Tiririca cantando e fazendo as palhaçadas de sempre.


E começou assim, com o seu jeitinho de palhaço: "Tá cansado de política? Vote no Tiririca". Até esperei, mas, nada de responder ao povo brasileiro o que ele prometeu em 2010, que era dizer o que um deputado faz. O fato engraçado (?), mas, sem nenhuma relação com o contexto brasileiro, foi repetido na TV e, com certeza, vai ser esse o mote da propaganda do partido. Os demais candidatos da legenda, que acredito não serem artistas, ficam em segundo plano de boca fechada.


E naquela manhã bonita no centro financeiro de São Paulo e, enquanto o Tiririca cantava no rádio, fiquei pensando nas crianças que a gente vê nas ruas de São Paulo pedindo esmolas, nas cracolândias lotadas de adultos, jovens, crianças e velhos destruídos pelo crack, nos corredores sujos de hospitais púbicos lotados com pessoas pobres e doentes, ou nos assaltos e sequestros em todas as esquinas deste país.


Mas, totalmente alheio a esse quadro nada engraçado, durante o horário político eleitoral e quando vamos gastar mais de um milhão de reais com as eleições, vem um deputado, candidato à reeleição, fazendo piadas.


Não tenho pessoalmente nada contra o Tiririca. Ele é um artista, um palhaço que sabe fazer as pessoas rirem. Eu mesmo já ri muitas vezes com as suas piadas. Mas, com certeza, para apresentações desses talentosos artistas existem os teatros, os circos e também os programas humorísticos.


Penso que o Brasil poderia encarar a política, o Congresso Nacional e a população como algo mais sério. Até porque, o palhaço Tiririca não está sozinho nessa arte de fazer graça (sem graça) no Congresso. Outros parlamentares, que não se apresentam como palhaços, são até piores, porque só tem talento para fazer o povo chorar.


Erva daninha

Tiririca é um tipo de erva daninha de difícil controle no campo, quer seja por controle mecânico (capinas) ou mesmo por herbicidas.  Provavelmente originada na Índia, a tiririca está presente em todos os países de clima tropical e subtropical. No Brasil, ela pode ser encontrada de Leste a Oeste e do Norte ao Sul. 

(Renato Ferreira - Jornalista)


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->