segunda-feira, maio 11, 2015

Senado e PMDB lamentam a morte de Luiz Henrique


Na tarde de domingo, 10, morreu na cidade de Joinville (SC), o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), aos 75 anos. Segundo informações, o senador e ex-governador de Santa Catarina, não resistiu a um infarto logo após o almoço no Dia das Mães.


De acordo com  informações de  assessores, o parlamentar, de 75 anos, reclamou de falta de ar antes do infarto fulminante. Ele foi levado ao Hospital de Joinville, onde teve duas paradas cardíacas vindo a falecer em seguida. O Senado e correligionários lamentaram a morte do senador, um dos fundadores do antigo MDB.


O velório do senador Luiz Henrique da Silveira teve início às 23h de ontem, no Centro Cau Hansen, em Joinville. O sepultamento será nesta segunda-feira, às 11h, no Cemitério Municipal de Joinville. Dentre as diversas autoridades políticas, como senadores, deputados, governadores e correligionários do tradicional político do PMDB, já está em Joinville, o vice-presidente e presidente do PMDB, Michel Temer. Em nota, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT) lamentou a morte do senador catarinense, enquanto o Senado Federal decretou luto de três dias.


Trajetória



Luiz Henrique da Silveira nasceu em 25 de fevereiro de 1940, em Blumenau. Formou-se em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e iniciou sua vida pública em 1971, quando foi eleito presidente do Diretório Municipal do MDB de Joinville, partido que ajudou a fundar.


Entre 1987 e 1988, ele ele foi Minetro de Estado da Ciência e Tecnologia. Entre 1993 e 1996, foi presidente do Diretório Nacional do PMDB.


Henrique foi deputado estadual em Santa Catarina entre 1973 e 1975 e deputado federal, pelo mesmo Estado, durante cinco mandatos, de 1975 a 1977, de 1983 a 1987, de 1987 a 1991, de 1991 a 1995, e de 1995 a 1997. O político também participou da Constituinte de 1988.


Luiz Henrique foi também prefeito de Joinville por três mandatos. O primeiro, entre 1977 e 1982. A segunda eleição como chefe do Executivo municipal ocorreu em 1997. O terceiro mandato foi a partir de 2001.


O senador foi ainda eleito duas vezes governador de Santa Catarina: entre 2003 e 2006 e de 2007 a 2010. Depois disso, em 2011, ele assumiu o cargo de senador, no qual ficaria até 2019.


No início de 2015, Silveira disputou a presidência do Senado, mas perdeu para o também peemedebista Renan Calheiros (PMDB-AL).


O primeiro-suplente de Luiz Henrique é Dalírio José Beber, presidente de honra  do PSDB de Santa Catarina.


Luto


O Senado Federal ficará em luto de três dias pela morte de Silveira. Em nota, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lamentou a morte do colega. Veja a íntegra:


"O precoce falecimento do senador Luiz Henrique da Silveira entristece não apenas o Senado Federal, Santa Catarina ou o PMDB. É Uma perda que enluta profundamente todo País. Trata-se de uma extraordinário homem público, cuja biografia fala por  si só. O fato de nunca ter perdido uma eleição explica a admiração conquistada por Luiz Henrique durante toda sua trajetória de homem público. O Senado Federal decretará um luto de 3 dias como uma modesta forma de homenagear um dos maiores  políticos que o Brasil formou. Sua retidão, coerência, visão pública e inteligência haverão de ser reverenciadas por muitos e muitos anos. Eu, particularmente, perco um amigo e um companheiro partidário que aprendi a admirar ao longo dos anos".



O PMDB de Santa Catarina também demonstrou pesar com o falecimento de Silveira, "um companheiro leal, um líder nato e um político exemplar, que dignificou a política catarinense e brasileira, tornando Santa Catarina referência nacional e internacional".


"Luiz Henrique deixa seu legado e suas realizações, presentes em cada região de Santa Catarina, através da descentralização administrativa; e sua luta extraordinária no Congresso Nacional, pelas importantes reformas que o Brasil precisa, como heranças para o futuro político de todos nós", diz a nota do partido. (Com informações da Agência Brasil)


Acompanhe Renato Ferreira também no Site TV Mais Notícias: www.tvmaisnoticias.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->