quarta-feira, novembro 23, 2005

Novela de Dirceu no STF pode ser um tiro no pé do PT

Ninguém mais se arrisca a advinhar o final dessa novela que se transformou o processo de José Dirceu, principalmente, quando as cenas se desenrolam no núcleo judiciário, mais precisamente, no Supremo Tribunal Federal (STF). Politicamente, já está claro para todos os brasileiros, que o ex-todo poderoso ministro José Dirceu não passa de um "cadáver" de político influente. Só que nesse momento, o Poder Legislativo, que tem competência para julgar, absolver ou condenar politicamente um deputado, está sendo pautado pelas decisões do Poder Judiciário.
Nesta quarta-feira, 22, aconteceu mais um capítulo inédito no STF, que favoreceu José Dirceu, com o voto do presidente da Casa, ministro Nelson Jobim, e da inexplicável recuada do ministro Ero Graus. Graus já havia votado contra o pedido do deputado, mas voltou atrás e mudou o seu voto. O resultado foi 5 a 5. Agora, ao invés de um empate ser decidido pelo presidente do STF, será decididido pelo ministro Sepúlveda Pertence que estava ausente.
Como em outro pedido de liminar, Pertence votou a favor de Dirceu, a expectativa é de que novamente o seu voto seja favorável ao deputado. Se isso acontecer, o processo terá que voltar ao Conselho de Ética, que será obrigado a ouvir de novo todas as testemunhas e elaborar um novo relatório. Com isso, o processo de cassação de José Dirceu deverá ser votado somente em 2006.
José Dirceu e seus aliados estão pulando de alegria, mas, essa novela judiciária que em princípio pode parecer benefício para os intereses petistas, pode significar, isto sim, um tiro no pé do governo Lula. Isto porque, como o própio Lula já havia demonstrado interesse em que os deputados acusados de corrupção renunciassem para acabar logo com a crise, o julgamento de Dirceu, ficando para 2006, vai levar a crise às portas das eleições. Com certeza, isso será a pior coisa que poderia acontecer ao um governo que luta para se reeleger no meio de tantos casos de corrupção. Será que Nelson Jobim estaria mesmo colaborando com o Governo Lula?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->