quarta-feira, maio 17, 2006

Povo culpa Governos e a Justiça pela violência

A guerra promovida pelo PCC em São Paulo, que acabou tirando a vida de mais de 100 pessoas, além de espalhar o pânico e o medo, acabou também atingindo a imagem das principais autoridades do país. Conforme pesquisa do Datafolha, publicada nesta quarta-feira, o povo tratou logo de cortar as asas de políticos irresponsáveis que já estavam tentando tirar proveito eleitoral da guerra civil que paralisou o maior e mais avançado estado da Federação.
A pesquisa mostrou ainda que o eleitor brasileiro já não acredita mais nas mentiras de políticos e muito menos em promessas falsas. Pelos discursos proferidos desde segunda-feira, petistas e tucanos já começavam a trocar farpas afirmando os petistas que a falta de segurança em São Paulo era culpa do governo tucano, enquanto estes afirmavam que era do Governo Lula. Porém, nesta quarta-feira, diante da opinião popular, explicitada na pesquisa, cada um tratou de fazer um mea culpa, quando perceberam que o povo sabe muito de quem é a responsabilide, ou seja, de todas as autoridades constituídas da Nação.
Sabiamente o povo também não perdoou o Poder Judiciário. Aliás, foi sobre a Justiça que os pesquisados jogaram a maior culpa sobre a violência decretada pelos membros do PCC. Conforme a opinião de 55% dos entrevistados, o Poder Judiciário tem "muita responsabilidade" pelos ataques criminosos. O presidente Lula ficou em segundo lugar. O presidente petista tem "muita resposabilidade" para 39% dos paulistas, enquanto Geraldo Alckmim (PSDB) aparece nessa condição para 37%. O atual governador Cláudio Lembo (PFL) tem "muita responsabiliade" para 30% dos entrevistados. A pesquisa revela também que 65% acreditam que o governo do Estado negociou com os chefes do PCC e 75% acham que o governador deveria ter aceitado a ajuda da Força Nacional de Segurança. Portanto, senhores políticos, desta vez não será com qualquer conversinha ou programinha social que os senhores vão convencer o eleitor. As urnas poderão trazer surpresas para muitos que já se julgam eleitos ou reeleitos.

2 Comentários:

Às maio 18, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

A pesquisa do Datafolha retrata muito bem a opinião do povo paulista a respeito do crime organizado. Eu também acho que o Poder Judiciário tem muita responsabilidade, principalmente, quando apenas executa as leis e não pressiona o Legislativo a elaborar leis mais severas.
Ao contrário disso, o Judiciário vem dando mostras de que Justiça não é assim tão cega. Enquanto as cadeias estão superlotadas de indivíduos que praticaram crimes menores e que poderiam se recuperar, e que no entanto, se tornam presas fáceis dos chefes de quadrilha, a Justiça deixa solto um assassino confesso como o jornalista Pimena Neves. Isso é impunidade, a causa maior do aumento da violência.
Por outro lado, não adianta a tropa petista tentar aliviar a culpa e a grande responsabilidade do presidente Lula. Os governos estaduais são, sim, responsáveis pela segurança nos Estados, mas, eles não têm competência para evitar a entrada de armas e de drogas pelas fronteiras.
Veja bem agora o que as polícias internacionais descobriram. Prenderam diversos narcotraficantes, inclusive, esse colombiano aqui no Brasil, país que se transformou, infelizmente, num paraíso para lavagem de dinheiro oriundo de armas contrabandeadas e do narcotráfico.
E aí eu pergunto: de quem é a responsabilidade sobre a segurança nacional? Seria dos governadores estaduais ou do Presidente da República, eleito pela maioria para cuidar e administrar a Nação. É claro que essa responsabilida é exclusiva do Chefe da Nação, seja ele de que partido for.
Mas, é até possível que possamos esperar isso de algum outro presidente, porém, jamais de Luiz Inácio Lula da Silva que já afirmou ter sido traído no caso mensalão, sem contudo, dizer o nome dos traidores, como também afirma que não viu nada desde o caso Waldomiro Diniz, que despachava no 4º andar do Palácio do Planalto, não viu nada no caso do caixa dois do PT, nos empréstimos de Delúbio Soares e nem sabe de nada sobre o valerioduto. Lula só pensa no tal Fome Zero, que não mata a fome de 14 milhões de famílias brasileiras, e nos pobres da Bolívia de seu amigo(?) Evo Morales.

 
Às maio 18, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Olá, Renato e amigos do blog!
Escrevo para dizer que o povo também tem culpa, juntamente com os políticos que escolhe pelo voto direto.

A função do judiciário é executar a lei. É bom lembrar que muitas dessas leis são pétreas, ou seja, não podem ser alteradas. São leis criadas pelo legislativo para defender presos políticos [muitos criminosos têm se beneficiado delas com a impunidade].

Para mudar esse quadro de frouxidão será necessária outra Constituinte. E isso dependerá de um parlamento renovado. Claro que com esse parlamento que aí está não colocaremos o Brasil no lugar merecido.

Enquanto escrevo aqui neste espaço, observo uma entrevista do secretário Saulo Abreu ao jornalista Carlos Tramontina (TVG). Jamais vi o Tramontina tão descomposto e tendencioso.Aparenta que a sua missão é derrubar o secretário. Muito esquisito...
Sequer deixou o secretário falar os números de telefone que a população poderá usar para se reportar à polícia denunciando atos criminosos.

O secretário, por sua vez, disse que o governador deu uma coletiva no domingo e ele próprio na segunda que não foram levadas ao ar. Não obstante, o jornalismo da Globo vem criticando a ausência das autoridades.

Para finalizar, a imprensa reflete bem o cenário nacional. Ela não poderia se comportar de outra forma e está fazendo direitinho o jogo dos poderosos. E o povo que se dane, não é?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->