sexta-feira, outubro 27, 2006

Sessão mirim dá exemplo para Deputados

Nesta terça-feira, dia 24, um fato prendeu a minha atenção na programação da TV Câmara. Era a transmissão de uma sessão de deputados mirins para o lançamento oficial do novo Portal do Plenarinho (www.planarinho.gov.br). Mais de 400 crianças, entre meninos e meninas, tomaram o lugar dos deputados de verdade para apresentar alguns projetos de leis. Dentre outros projetos, os alunos de escolas de Brasília e de outras regiões do país, apresentaram um que pede o apoio do poder público à criança órfã e outro que fala sobre a defesa do meiro ambiente.
Os alunos seguiram à risca o regimento da Casa e usaram todos os expedientes do Parlamento. Tinha o presidente da Mesa, que coordenou os discursos dos autores dos projetos e dos relatores, além dos pareceres, pedidos de verificação de quórum e votação nominal. Mas, a sessão apresentou uma diferença básica em relação aos deputados adultos, cujos salários são pagos pelos contribuintes: a sinceridade, fato raro hoje entre aqueles que se dizem representantes do povo. Houve alguns erros de leitura, como o de uma aluna que pronunciou "manâncias" no lugar de mananciais, ou "integra" em vez de íntegra, mas foi um número de erros infinitamente menor do que o que se vê nos discursos vazios de deputados praticamente analfabetos.
Não se trata de nenhuma crítica aos deputados menos escolarizados, até porque a classe política, como um tudo, é o reflexo da sociedade brasileira. Há os que estudam porque acham que a educação é importante, os que não estudaram porque não tiveram condições e aqueles que não estudaram porque simplesmente não quiseram.
E seria muito interessante que os parlamentares brasileiros mirassem no exemplo dessas crianças, principalmente, no que se refere à sinceridade. Agindo assim eles deixariam de dar maus exemplos, como o festival de mentiras verificado recentemente nos depoimentos de deputados mensaleiros. "É muito triste a situação de uma criança órfã, que não tem os pais para lhe encaminhar para a escola. Então, além de uma ajuda, essas crianças precisam ser estimuladas a estudar para ser alguém na vida", disse o autor do projeto sobre a criança órfã. Já o deputado mirim, autor do projeto que defende o meio ambiente, disse: "Temos a obrigação de defender as nossas florestas e os nossos rios, porque se eles morrerem nós também morreremos". Segundo o deputado Aldo Rebelo, presidente da Câmara, é possível que alguns desses projetos possam ser aprovados e transformados em lei.
Acredito que toda a sociedade brasileira gostaria de verificar esta atitude no Congresso Nacional. A própria Bíblia fala desta sinceridade no agir das crianças. Certa feita, os adultos, que pensam ser os donos da verdade, tentaram impedir que as crianças se aproximassem de Jesus, que os repreendeu imediatamente. "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos Céus". Portanto, senhores deputados, mirem-se no exemplo dos deputados mirins e comecem a mudar a imagem da classe política brasileira.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->