terça-feira, janeiro 16, 2007

Ajudem o "Meu Pequenino Miraí"

Há 10 dias, a minha pequena e querida cidade de Miraí, fincada lá na zona da Mata de Minas, na região de Juíz de Fora, tem sido notícia no Brasil e no mundo, depois que foi vítima, mais uma vez, da irresponsabilidade dos adminitradores de uma mineradora. Acredito que muitos brasileiros não conhecem e, talvez , nunca ouviram falar em Miraí. Mas, acredito também que basta lembrar do saudoso sambista e compositor miraiense, Ataulfo Alves, e começar a cantar uma de suas mais belas músicas - Meus Tempos de Criança - para que todos se lembrem do nome Miraí. A música é aquela que fala: "Que saudades da professorinha, que me ensinou o be-a-bá, onde andará..." e que, dentre outros versos, diz: "Aos domingos, missas na Matriz -da cidadezinha onde eu nasci, ah...meu Deus eu era tão feliz - no pequenino Miraí".
Mas, deixemos de lado o romantismo e a beleza de Miraí e vamos falar da dura realidade que os seus moradores vêm passando nos últimos dias. A cidade, que já vinha sofrendo com as fortes chuvas, constantes nesta época na região, acabou sendo surpreendida por um verdadeiro mar de lama, após o rompimento de uma barragem da Mineradora Rio Pomba Cataguases, no dia 9 de janeiro. A lama invadiu propriedades rurais e caiu no leito do rio Fubá, que corta a cidade de Miraí. Por sua vez, o rio Fubá desagua no rio Muriaé, que segue em direção ao norte do Rio de Janeiro, banhando várias cidades dos dois estados. Este foi o segundo acidente ambiental provocado por rompimento de barragem da Rio Pomba, em menos de um ano. Além de uma pesada multa, a mineradora deverá ser fechada definitivamente pelo Governo de Minas Gerais, segundo fontes ligadas ao Palácio da Liberdade.

SOS Miraí
Muitas pessoas, vítimas das enchentes e da lama, continuam desabrigadas na cidade. Conforme dados do Corpo de Bombeiros, divulgados nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro, existem ainda 765 pessoas desalojadas e 61 desabrigadas, que estão na Escola Municipal Dr. Justino Pereira. Segundo esses dados, 35 residências foram destruídas e 235 danificadas. O mesmo relatório indica que 4 indústrias e 51 estabelecimentos comerciais foram afetados de alguma forma pelas enchentes e pelo lamaçal da mineradora.
Se você tiver condições, ajude o povo desabrigado. O Lions Clube de Miraí iniciou uma Campanha para Ajuda aos desalojados por essa catástrofe. Os interessados em ajudar podem enviar roupas, colchões e alimentos aos cuidados do Lions Clube de Miraí. O local de entrega é na Rua Afonso Alves Pereira, 70, Centro - Miraí - MG. Quem quiser colaborar com doações em dinheiro pode contribuir através de depósito na conta do Lions Clube de Miraí, no Banco do Brasil - Agência 1098-7 - conta nº 3.055-4. Os miraienses de lá e de cá agradecem. (Fonte site: www.interminas.com.br).

2 Comentários:

Às janeiro 19, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Oi Renato, como vai? No dia 18/1, vi na edição do Jornal Hoje, da Rede Globo, que as 12 mil agências dos Correios no Brasil estão arrecadando os donativos para Miraí e também outras regiões afetadas pelas chuvas. Mais informações no link:

http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20070118-262344,00.html

 
Às janeiro 19, 2007 , Blogger Renato Ferreira disse...

Olá Regiane
Não sabia desta informação. Consultei o site da Globo e fiquei contente com mais essas medidas de colaboração para o povo de Miraí. Você viu só que tragédia? E depois os responsáveis ainda jogam a culpa na chuva, como também fizeram os responsáveis pela tragédia do Metro em SP. Acho que o negócio é mandar prender São Pedro, não é mesmo?

Abraço

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->