terça-feira, janeiro 09, 2007

Por que os políticos preferem ser julgados pelo STF?

Por que será que a maioria dos políticos luta tanto para ver suas encrencas julgadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal)? Inclusive, essa situação é normalmente classificada como privilégio. A gente sempre está lendo na imprensa que fulano de tal tem "foro privilegiado" porque é deputado federal, prefeito, governador, senador ou presidente. O sujeito pode ser o maior pilantra, pode ter cometido os piores crimes, porém, basta ser diplomado pela Justiça Eleitoral que o seu processo vai direto para o STF.
Mas, não deveria ser o contrário? Já que o STF é a Suprema Corte, que julga os casos não resolvidos nas instâncias inferiores, não seria mais interessante para o acusado passar por essas instâncias, tendo várias chances de ser absolvido, e não apenas uma chance no Supremo? Veja bem, se uma pessoa é condenada no Fórum de sua cidade, ela poderá recorrer ao Tribunal Regional, depois ao Superior Tribunal de Justiça, além dos vários recursos entre uma e outra decisão. Mesmo assim, os políticos acusados de crimes não abrem de serem julgados pelo Supremo.
Recentemente, os advogados daquele petista mineiro, de nome Juvenil, acusado de participar de uma quadrilha, fizeram de tudo para que ele recebesse o diploma de deputado federal para poder ser julgado pelo STF. Foi assim também a preocupação dos malufistas com a situação de Paulo Maluf, acusado de evasão de recursos financeiros, e dos petistas com o ex-ministro Antônio Palocci e com todos os demais companheiros envolvidos no caso mensalão. Parece até que os políticos brasileiros não temem o julgamento da Suprema Corte e, sim, o consideram como uma grande chance de absolvição. Por que será que os políticos preferem tanto o STF?

1 Comentários:

Às janeiro 11, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Sabe por quê os políticos preferem a única chance do Supremo, porque minguém é punido. Alguém já viu algum político, dessa última leva, condenado pelo Justiça e indo parar atrás das grades? É realmente um privilégio ser julgado assim pelo STF.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->