domingo, dezembro 24, 2006

Vergínio é o novo presidente da Câmara Municipal de Osasco. Surpresa?

Ao contrário de outras cidades da Grande São Paulo, onde a eleição do presidente da Câmara Municipal, teve pequenas surpresas, mas acabou elegendo o nome que a maioria esperava e, é claro, de preferência do prefeito, em Osasco, um dos mais importantes municípios do Estado, o resultado da eleição foi considerado uma surpresa. E parece que assustou o Executivo.
Durante o processo de campanha, o nome do vereador Aluisio Pinheiro (PT), líder do prefeito Emidio de Souza, aparecia como o principal favorito, mas, na última hora, o prefeito Emidio, depois de conversar com todos os vereadores - menos os três declarados de oposição - resolveu apoiar um nome de consenso: o do vereador Mário Luiz Guide (PSB).
Tudo indicava que seria um placar fácil a favor de Guide. Mas, o vencedor foi o vereador Osvaldo Vergínio (PPS), que venceu por 11 votos a 9. Além dos votos da oposião, do bloco independente, comandado pelo vereador José Amando (PPS), houve também dissidência na própria base governista. Como vice-presidente foi eleito o vereador Antônio Toniolo (PV) e o Partido dos Trabalhadores não conseguiu nenhum cargo na nova Mesa Diretora, que ficará com a seguinte formação: Presidente: Osvaldo Vergínio (PPS); vice-presidente: Antônio Toniolo (PV); segundo vice-presidente: Sebastião Bognar (sem partido); e os quatro secretários: Jair Assaf (PSDB), Fábio Yamato (PSDC), Fumio Miazaki (PP) e José Gaspar (PTN).
O resultado da eleição pode ser o reflexo da insatisfação de alguns vereadores com o Executivo e com a própria condução do processo sucessório nos últimos meses. Osvaldo Virginio disse que em princípio ele não era candidato. "Mas, o cavalo passou arreado e eu aproveitei. Vamos estruturar a Câmama, votar os projetos do Executivo que sejam de interesse do povo, porém, com total independência", disse o novo presidente.
Para o prefeito Emidio de Souza, a vitória de Vergínio, que não tinha o seu apoio, não significa um rompimento entre os poderes Executivo e Legislativo. "Outros prefeitos já passaram também por essa situação. Isso é normal e o que precisamos é reconstituir a maioria na Câmara. Não temos problema com nenhum dos vereadores, sobretudo, com esses que farão parte da Mesa", ameniza o prefeito. Por outro lado, os analistas políticos acreditam que o prefeito sofreu uma dura derrota e que seus principais opositores, como o deputado estadual, Celso Giglio (PSDB), foram os grandes beneficiados. O resultado da eleição pode ter facilitado o caminho da oposição para as eleições municipais de 2008. É que veremos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->