terça-feira, dezembro 04, 2007

Derrota de Chávez esfria terceiro mandato de Lula

A derrota de Hugo Chávez no referendo sobre reeleição ininterrupta na Venezuela, no último domingo, foi um balde de água fria nas pretensões de setores do PT, que já esboçavam projetos no sentido também de "eternizar" o presidente Lula (à esquerda, com Hugo Chávez). Apesar do Brasil ser um país muito diferente da Venezuela, com instituições fortes e capazes de enfrentar qualquer tipo de golpe contra a democracia, nos últimos meses a imprensa vinha noticiando um ou outro discurso de parlamentares petistas ou de algumas lideranças do Governo tratando, por mais superficial que fosse, a possibilidade de um terceiro mandato.
Uma hora era o deputado federal e presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (PT-SP), que criticava o Senado, afirmando que o Brasil não perderia nada se o Senado fosse fechado, como se a Câmara Federal fosse um recando de "anjos" da política nacional. Ele jamais, no entanto, pediu que fechasse a Câmara, uma Casa que se transformou na maior pizzaria do país no recente caso mensalão.
Também não foi uma nem duas vezes que o também deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP), amigo pessoal de Lula, usou a tribuna da Câmara para defender um terceiro mandato petista. E Ribeiro se apresenta mais realista que o rei. Tentando se passar como um democrata, o deputado acha que o caminho mais correto para discutir o terceiro mandato para o presidente, seria a realização de um plebiscito. Com certeza, o deputado petista pensa que democracia é a ditadura da maioria. Na sua opinião, com 46 milhões de brasileiros sendo beneficiados pela miséria do Bolsa Família, o plebiscido seria favorável ao terceiro mandato.
Mas, essas e outras investidas do PT para tentar alterar a Constitução e derrubar a democracia levaram um duro golpe com a derrota de Hugo Chávez. Agora, além das próprias declaraçõs de Lula, dizendo que é contra o terceiro mandato, porém, afirmando ao mesmo tempo que Hugo Chávez "é um grande democrata", com certeza, os petistas irão pensar duas vezes antes de voltar a falar em tereceiro mandato para Lula.

1 Comentários:

Às dezembro 20, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->