quarta-feira, março 26, 2008

FHC desafia Lula a mostrar seus gastos

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) autorizou nesta terça-feira, a quebra do sigilo de seus gastos com cartões corporativos e das chamadas "contas B" do governo federal no período em que esteve na Presidência da República. FHC encaminhou nesta terça-feira carta ao líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), com a autorização para que os seus gastos e da ex-primeira dama Ruth Cardoso sejam divulgados. É um desafio do ex-presidente tucano. Ao autorizar que seus gastos pessoais sejam investigados, ele espera que o presidente Lula faça o mesmo.
Virgílio leu a carta do ex-presidente no plenário do Senado, na sessão de ontem. Segundo o líder tucano, Fernando Henrique não vê motivos para que os seus gastos sejam mantidos em sigilo, como argumentam parlamentares da base aliada do governo em relação às contas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"O presidente Fernando Henrique respondeu a uma carta minha autorizando que divulguem os seus gastos. Queremos a quebra de sigilo das contas B e dos cartões corporativos para mostrar que ele e dona Ruth Cardoso são pessoas sérias. A CPI não pode dizer que não", afirmou. Virgílio disse que, com a abertura dos sigilos do ex-casal presidencial, será "difícil" para a base aliada do governo no Congresso manter em segredo os gastos do presidente Lula e da primeira-dama Marisa Letícia.
O tucano afirmou que a disposição de FHC é revelar os gastos desde 1998, quando houve o início da transição das "contas B" para o modelo atual dos cartões corporativos.
"Isso não é uma questão de segurança nacional, como argumentam os governistas. O pedido que faço é que não digam não a um pedido de dona Ruth e do ex-presidente Fernando Henrique."
O líder do PSDB disse que vai apresentar requerimento à CPI dos Cartões, nesta quarta-feira, com o pedido de quebra dos sigilos dos gastos de Lula, Marisa Letícia, Fernando Henrique e Ruth Cardoso nas "contas B" e cartões corporativos.

Dossiê
Segundo Virgílio, a ex-primeira dama já havia informado a ministra Dilma Roussef (Casa Civil) sobre a decisão de abrir seus sigilos. Dilma conversou por telefone com Ruth Cardoso nesta segunda-feira para negar que a Casa Civil tenha elaborado dossiê com os gastos sigilosos do ex-casal presidencial, divulgado pela revista "Veja".
Virgílio disse que vai se reunir amanhã com o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, para cobrar investigações sobre o suposto dossiê. "O governo diz que não têm dossiê, mas estão investigando o que seria esse dossiê. É muito estranho. Sabemos que esse dossiê é verdadeiro, vamos querer saber a origem de tudo isso", enfatizou o tucano.
Segundo a revista, a Casa Civil teria preparado um dossiê sobre gastos efetuados nos anos de 1998, 2000 e 2001 pelo então presidente FHC, sua esposa e assessores nas contas tipo B --usadas para saque em dinheiro em conta administrada pelo servidor.
O documento, de acordo com a revista, seria usado para chantagear parlamentares da oposição, a fim de evitar que as contas do presidente Lula fossem investigadas na CPI dos Cartões Corporativos. Fonte - Jornal Folha de S.Paulo (http://www.folha.com.br/)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->