domingo, março 23, 2008

Outro dossiê feito pelos aloprados?

A Casa Civil da Presidência da República divulgou nota neste sábado negando a existência de qualquer dossiê sobre gastos pessoais do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, conforme foi matéria publicada pela revista Veja desta semana.
Segundo a Casa Civil, uma sindicância vai apurar a responsabilidade pelo vazamento de informações do Suprim (Sistema de Suprimento de Fundos).
Na reportagem que deu origem à nota, a revista semanal afirma que uma equipe do Palácio do Planalto teria preparado um dossiê sobre gastos efetuados nos anos de 1998, 2000 e 2001 pelo então presidente, sua esposa, Ruth Cardoso e assessores nas chamadas contas tipo B, usadas para saque em dinheiro em conta administrada pelo servidor.
O documento, de acordo com a revista, seria usado para chantagear parlamentares da oposição, a fim de evitar que as contas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fossem investigadas na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Cartões Corporativos.
De acordo com a Casa Civil, "o que a revista apresenta são fragmentos extraídos de uma base de dados do sistema informatizado de acompanhamento do suprimento de fundos (Suprim)".
O sistema foi criado por orientação do TCU (Tribunal de Contas da União) para que fossem estabelecidos mecanismos que dessem maior transparência ao acompanhamento dos gastos.
O Suprim começou a ser alimentado em 2005. O processo de alimentação retroagiu para 2004 e 2003 e agora estariam sendo digitalizados os documentos dos três anos citados na reportagem da Veja. Fonte: Folha de S.Paulo - http://www.folha.com.br/
Em 2005, o Governo Lula se viu envolvido em outro caso de dossiê contra tucanos, Geraldo Alcmin e José Serra, que disputavam, respectivamente, a Presidência da República e o Governo de São Paulo. Na época, a Polícia Federal apreendeu quase 2 milhões de reais com dois petistas num hotel de São Paulo. O caso envolveu assessores do presidente Lula, e também o deputado federal e presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (foto), que foram chamados de aloprados pelo presidente Lula.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->