sexta-feira, março 14, 2008

Prefeito é cassado. Um dos motivos? Muitos shows

Devido aos problemas de abuso do poder econômico em campanhas eleitorais, o TSE proibiu, há alguns anos, dentre outras coisas, a realização de showmícios. Só que algumas prefeituras, fora do período eleitoral - porém, fazendo campanha clara para os atuais prefeitos - continuaram com a política do pão e circo. A preço de ouro, continuam promovendo shows até com dezenas de artistas num mesmo dia para inaugurções de obras, aniversários e outros eventos. Quando não tem motivo para os shows, inventa-se um. E o pior é que ninguem fica sabendo o valor dos shows e muito menos quem pagou os artistas. É claro que no fim das contas quem paga é o povo.
Só que esse tipo de administração, de desviar dinheiro público através de shows, acaba também em cadeia. É o que ocorreu na cidade de Campos(RJ), onde nesta semana, a 1ª Vara Federal deerminou o afastamento do prefeito da cidade Alexandre Mocaiber (PSB), dos secretários municipais José Luís Púglia (Obras), Edílson de Oliveira Quintanilha (Desenvolvimento) e Carlos Edmundo Ribeiro Oliveira (Fazenda), e do procurador-geral do município, Alex Pereira Campos. O pedido de afastamento deles do cargo por suposto envolvimento em um esquema de superfaturamento de contratos de funcionários e de licitações foi feito pela Procuradoria da República em Campos.
Além dos dois secretários, foram presas mais 12 pessoas suspeitas de crime contra a ordem tributária, formação de quadrilha e fraude em licitação. Outras duas empresárias estão foragidas. Uma outra foi presa em flagrante por porte ilegal de arma.
O superintendente da PF no Rio, Valdinho Caetano, afirmou que há envolvimento do prefeito no esquema. "O prefeito sabia e se beneficiava do esquema", afirmou.
Segundo Caetano, a prefeitura contratou cerca de 20 mil funcionários terceirizados, além de outros serviços, com preços superfaturados. As contratações eram feitas sempre através da filial da Cruz Vermelha em Nova Iguaçu e da Fundação José Pelúcio Ferreira, afirmou o superintendente.

Shows superfaturados
Em uma das investigações, a PF afirmou que a prefeitura contratou, só neste ano, a realização de 70 shows sempre através das mesmas empresas: Eventos Publicidade e Marketing, Jakimow's Empreendimentos Artísticos Ltda, BKS Produções Artísticas Ltda, Lucas e Reis Marketing e Telhado de Vidro. Essa última dá nome à operação da PF para desmantelar a quadrilha.
Caetano afirmou ainda que havia benefício eleitoral. "Os terceirizados se beneficiam do emprego e, é claro, se vinculam de uma certa forma eleitoralmente com quem lhes contrata na prefeitura". Na sua cidade acontece isso também?

2 Comentários:

Às março 23, 2008 , Anonymous Anônimo disse...

Sou de uma cidade que também tem essas coisas.
Se mexerem nesse negócio de shows muitas pessoas vão dançar.

 
Às outubro 09, 2008 , Anonymous Anônimo disse...

EM MACHADOS-PE, ACONTECEU TAMANHA IRREGULARIDADE, DURANTE A CAMPANHA POLÍTICA DO ATUAL PREFEITO, DR.CIDO.O MESMO PROMOVEU ESSES EVENTOS FORA DO PERÍODO ELEITORAL.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->