quinta-feira, dezembro 11, 2008

Deputados petistas de SP estão contra o Lula no caso Nossa Caixa?


No início da noite desta quarta-feira, 10, assistindo à sessão plenária da Assembléia Legislativa de SP, me chamou a atenção uma discussão entre governistas e oposição, mais precisamente, entre tucanos e petistas.
Após a votação de uma proposta de mudança nas normas de cobrança do ICMS, quando os tucanos não conseguiram dar o quórun necessário de 48 deputados, os petistas entenderam como ironia a fala do líder do Governo, Barros Munhoz, que agradeceu a oposição pela presença em plenário, fato que possibilitou a aprovação do projeto. Os mais exaltados eram os petistas Rui Falcão, Diogo e Roberto Felício, líder da oposição.
Mas, não foi essa discussão em si que me chamou atenção e, sim, uma afirmação do deputado Roberto Felicio. Ainda indignado com a "ironia" do tucano, Felicio disse que que os tucanos não perdem por esperar, pois, segundo ele, haverá outras votações em que os petistas votarão contra, como a proposta da venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil. Segundo os petistas, essa venda do Banco Estadual é prejudicial aos paulistas e eles não querem cooperar com um governo que age em desacordo com os interesses do povo.
Mas, aí me surgiu uma dúvida: os deputados petistas de São Paulo estão contra o govenador José Serra (PSDB) ou contra o presidente Lula (PT)? Sim, porque esse negócio milionário envolvendo os governo Estadual e Federal foi feito praticamente entre Serra e Lula.
Foram os dois que acertaram o negócio, que agora precisa ser aprovado pelo poder Legislativo, tanto na AL, como no Congresso. Então, quem está agindo contra os interesses dos paulistas? O tucano Serra, que vendeu, ou o petista Lula que comprou?
Eu, particularmente, sou contra essa compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil. Inclusive, não entendi a euforia do presidnete Lula, quando, durante uma recente entrevista, ele falava ainda da possibilidade da transação. "Agora, com a fusão dos Bancos Itaú e Unibanco, o Banco do Brasil não pode ficar para trás", afirmara o presidente.
Segundo informações, o Banco do Brasil, que já havia comprado o Banco do Piauí e pensa também em adquirir outras instituições menores, vai desenbolsar cerca de R$ 6 bilhões na compra da Nossa Caixa.
Não entendo de Economia, mas, fico intrigado com uma coisa: o Banco do Brasil precisaria entrar nessa briga para ser sempre o maior Banco do país? Acho que essa briga deveria ficar restrita aos Bancos particulares, até porque, em minha opinião, o papel do Banco do Brasil deveria ser o de fomentar a agricultura e as empresas brasileiras, inclusive, oferecendo empréstimos com taxas de juro abaixo do mercado.

Saia justa
Outra coisa: com essa posição tomada pelos deputados estaduais do PT, além de colocarem o governo Lula numa saia justa, eles também acabam se enfiando numa tremenda enrascada.
Como eu disse, o negócio firmando entre Serra e Lula ainda terá que ser aprovado pelos seus respectivos Legislativos. Pois bem, em São Paulo, os petistas já afirmaram que votarão contra a proposta.
No Congresso Nacional, no entanto, a lógica mostra que os petistas deverão ficar do lado do chefe, ou seja, aprovarão a proposta do Lula e, aí, estarão de acordo com os tucanos.
Então, vem a pergunta: qual PT que está certo? O PT estadual, que é contra a venda da Nossa Caixa, por considerar um mau negócio para os paulistas; ou o PT nacional, que deverá concordar com o Lula, defendendo um bom negócio para o Banco do Brasil.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->