terça-feira, junho 01, 2010

Rômulo Fasanaro é Cidadão Osasquense

No último dia 20 de maio, quinta-feira, a Câmara Municipal de Osasco realizou sessão solene para entrega do Título de Cidadão Osasquense ao renomado fotógrafo Rômulo Fasanaro, proposta apresentada pelo vereador Sebastião Bognar (PSDB). O evento contou com a presença de lideranças políticas, ex-vereadores, amigos e familiares do homenageado. A sessão foi presidida pelo vereador Osvaldo Verginio (PR), presidente da Câmara, e secretariada por Sebastião Bognar.

Ao iniciar os trabalhos, Osvaldo Verginio falou de seu contentamento em presidir uma sessão solene em homenagem a Rômulo Fasanaro. “Trata-se de uma pessoa muito querida, de um profissional competente e que muito trabalhou e que ainda batalha pela cidade de Osasco”, disse Verginio.

Usaram também da tribuna o vereador André Sacco Júnior (PSDB), o deputado estadual e ex-prefeito Celso Giglio (PSDB), o deputado federal e também ex-prefeito Francisco Rossi (PMDB), e o empresário Francisco Teruel, padrinho de casamento do homenageado. Todos eles destacaram as qualidades profissionais de Rômulo Fasanaro e do seu trabalho em prol da emancipação do município.

Dedicação a Osasco
Ao falar sobre a sua proposta, aprovada por todos os vereadores, Sebastião Bognar destacou o trabalho sempre discreto e a dedicação que Rômulo Fasanaro sempre dispensou ao município de Osasco. “Essa homenagem é a maior que uma cidade pode oferecer a uma pessoa e esse Título de Cidadão ao Rômulo tem a finalidade de enaltecer sua profissão e a sua dedicação para com a cidade. A partir de agora o novo cidadão de Osasco, Rômulo Fasanaro, passa a fazer parte da galeria dos notáveis homenageados pelo Legislativo osasquense. Aprendi a admirar, não somente o trabalho do fotógrafo Rômulo, mas, de toda a família Fasanaro em prol de Osasco”, enfatizou Bognar.

Rômulo Fasanaro nasceu em Recife e veio para Osasco, de navio, aos 14 anos, em 1950. ao lado dos pais e dos irmãos Paulo, Risomar e Mércia. Seu pai era militar e a família foi morar no Km 18. Aqui, Rômulo estudou no antigo Geart, atual Ceneart (Escola Estadual Antônio Raposo Tavares). Em 1960, formou-se em Quîmica, mas, a partir de 1960, começou a dedicar-se exclusivamente à arte da fotografia. Participou ativamente do movimento de emancipação e suas lentes registraram os principais momentos da história de Osasco. Em 1967, a convite do então prefeito Guaçu Piteri, Fasanaro começou a trabalhar na prefeitura. Com sensibilidade e alto grau de profissionalismo registrou, através das lentes, um grande acervo da história do município.

A parte descontraída da sessão ficou por conta das mensagens da irmã Mércia Fasanaro e da dona Odila, esposa do homenageado. Elas agradeceram a homenagem concedida pela Câmara, falaram do lado carinhoso do novo filho de Osasco e contaram também alguns fatos pitorescos de sua vida. No final, as cunhadas Oraide e Olinda alegraram o plenário, cantando a música sertaneja “A Chalana”. Além de irmãos, cunhados e a esposa, participaram da homenagem os filhos Rômulo Fasanaro Filho, Luciano, Rodrigo, Francine e Ricardo, e os netos Klaus e João Pedro, que aparecem na foto ao lado do homenageado.

Discreto como sempre, Rômulo Fasanaro agradeceu a homenagem com poucas palavras: “Agradeço ao vereador Bognar, a todos os vereadores que aprovaram a proposta e a vocês todos, meus amigos, que estão aqui”.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->