PSD de Kassab prova que ideologia é coisa do passado
Quem ainda acreditava em ideologia política nos grandes partidos do Brasil, com certeza, já tem outra concepção com a criação do PSD (Partido Social Democrata). Fundado pelo prefeito Gilberto Kassab, o PSD foi oficializado nesta terça-feira, 27, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Essa aprovação aconteceu mesmo diante de graves denúncias de irregularidades, como fraudes na coleta de assinaturas.
Mas, oficialmente, hoje, o PSD é o 28° partido político do Brasil. E nasce como um partido de Centro, segundo Kassab, que classifica essa posição como ideologia política. Em outras palavras, o PSD já nasce em cima do muro.
E chamar isso de ideologia política é, no mínimo, curioso e estranho, pois a história mostra que os partidos nascem para contrapor ao que já existe em termos de política partidária. Ou seja, os partidos nascem pequenos e se colocam mais ou menos à esquerda ou à direita como alternativa.
Este não é o caso do PSD de Kassab, que já nasce grande. A nova legenda já conta com, no mínimo, 40 deputados federais, além de senadores, prefeitos e vereadores. E a expectativa é de crescimento ainda maior em pouco tempo.
Assim, ao contrário do PSOL, criado pela ex-senadora Heloisa Helena, que nasceu pequeno e com idéias e posições esquerdistas, o PSD chega ao cenário político como uma noiva cobiçada por todos. E, ao se colocar de imediato como de Centro, o partido deixa claro que a sua ideologia é não ter ideologia nenhuma. O próprio Kassab, antes um desafeto do PT, hoje, não esconde a sua simpatia pelo governo petista da presidente Dilma Rousseff.
Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e também no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial