sexta-feira, setembro 30, 2011

PSD de Kassab prova que ideologia é coisa do passado

Quem ainda acreditava em ideologia política nos grandes partidos do Brasil, com certeza, já tem outra concepção com a criação do PSD (Partido Social Democrata). Fundado pelo prefeito Gilberto Kassab, o PSD foi oficializado nesta terça-feira, 27, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Essa aprovação aconteceu mesmo diante de graves denúncias de irregularidades, como fraudes na coleta de assinaturas.

Mas, oficialmente, hoje, o PSD é o 28° partido político do Brasil. E nasce como um partido de Centro, segundo Kassab, que classifica essa posição como ideologia política. Em outras palavras, o PSD já nasce em cima do muro.

E chamar isso de ideologia política é, no mínimo, curioso e estranho, pois a história mostra que os partidos nascem para contrapor ao que já existe em termos de política partidária. Ou seja, os partidos nascem pequenos e se colocam mais ou menos à esquerda ou à direita como alternativa.

Este não é o caso do PSD de Kassab, que já nasce grande. A nova legenda já conta com, no mínimo, 40 deputados federais, além de senadores, prefeitos e vereadores. E a expectativa é de crescimento ainda maior em pouco tempo.

Assim, ao contrário do PSOL, criado pela ex-senadora Heloisa Helena, que nasceu pequeno e com idéias e posições esquerdistas, o PSD chega ao cenário político como uma noiva cobiçada por todos. E, ao se colocar de imediato como de Centro, o partido deixa claro que a sua ideologia é não ter ideologia nenhuma. O próprio Kassab, antes um desafeto do PT, hoje, não esconde a sua simpatia pelo governo petista da presidente Dilma Rousseff.

Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e também no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->