quinta-feira, novembro 22, 2012

Em sua posse no STF, Barbosa prega Justiça rápida e igual para todos

O STF (Supremo Tribunal Federal) deu uma pausa ao histórico julgamento do mensalão, nesta quinta-feira, 22, para viver mais um dia de festa da Democracia. E nada mais justo, pois, a pausa foi para a realização da sessão solene de posse na presidência da Corte do ministro Joaquim Barbosa, que é o primeiro negro a presidir o Poder Judiciário. E, como todos sabem, Joaquim Barbosa, 58 anos, é também o relator do processo do mensalão, que já está há quatro meses em julgamento e condenando personalidades importantes do meio político e empresarial do país, como o ex-ministro do governo Lula, José Dirceu.


E o que não faltou foi a presença de autoridades importantes do país na posse de Joaquim Barbosa, com destaque para a presidente Dilma Rousseff (na foto, ao lado de Barbosa), senadores, governadores, deputados federais e ex-mnistros do STF, dentre outras. Estiveram presentes também centenas de artistas, como Martinho da Vila e Djavan, atores e atrizes, como Lázaro Ramos e Lucélia Santos, representantes do Movimento Negro, familiares do ministro, além de amigos seus vindos da França, Alemanha e dos Estados Unidos. No total, a posse contou com a presença de 2 mil convidados. Na mesma sessão, tomou posse como vice-presidente do STF, o ministro Ricardo Lewandowski, que por sinal é o revisor do processo do mensalão e que na maior parte desse julgamento tem trocado farpas com Joaquim Barbosa


Antes do discurso do novo presidente do Supremo, falaram o ministro Luiz Fux, o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante. Todos eles destacaram a carreira e o saber jurídico do ministro Joaquim Barbosa, enfatizando a expectativa que, não somente o meio jurídico, mas todos os brasileiros têm em relação à sua gestão à frente do Poder Judiciário.


Justiça para todos
Ao iniciar seu discurso, Joaquim Barbosa agradeceu a presença de todas as autoridades em nome da presidente Dilma Rousseff. Demonstrando firmeza e tranquilidade, Barbosa defendeu a independência do juíz, desde o início de sua carreira, e também uma Justiça célere e igual para todos os brasileiros. "É preciso reforçar a independência do juiz. Afastá-lo desde cedo das más influências",  ressaltou Barbosa, enfatizando, no entanto, que o juiz "é um produto do seu meio e do seu tempo".


Ao abordar os problemas do Poder Judiciário no Brasil, o novo presidente do STF destacou:  "Há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da Justiça. A noção de justiça é indissociável da noção de igualdade. Quando se associam justiça e igualdade, emerge o cidadão", enfatizou Joaquim Barbosa. No final, Barbosa fez questão de agradecer a presença de sua mãe, dona Benedita, de demais familiares e de amigos vindos do exterior.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->