Roberto Jefferson é condenado a 7 anos e se livra da prisão
Nesta quinta-feira, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) encerram a etapa de dosimetria (cálcul) das penas dos 25 réus condenados na Ação Penal 470, o chamado mensalão. O delator do escândalo, o ex-deputado Federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, pegou sete anos e 14 dias de prisão.
Com essa pena, Jefferson se livrou da cadeia e cumprirá a pena em regime semiaberto. O ex-deputado foi condenado também a pagar uma multa R$ 720,8 mil, referentes a 287 dias/multa. Por ter sido o delator do esquema, Jefferson teve redução da pena anteriormente anunciada pelo relator do processo, Joaquim Barbosa, também presidente do STF. A proposta de Barbosa foi seguida pela maioria dos ministros. O ministro revisor, Ricardo Lewandowski, que sempre sugeriu penas menores aos réus, desta vez queria uma pena superior a Roberto Jefferson, mas foi voto vencido. O advogado de defesa de Jefferson alegou não ter gostado da pena e já disse que vai recorrer.
Palmieri: pena prescrita
Antes da condenação de Jefferson, os ministros aprovaram a dosimetria das penas de outro petebista: Emerson Palmieri, ex-tesoureiro do partido. Por corrução passiva, Palmieri foi condenado a 2 anos, mas, os ministros decidiram que esta pena já estava prescrita. Pelo crime de lavagem de dinheiro, Emerson Palmiere foi condenado a 4 anos, mais 190 dias/multa, num total de R$ 247 mil..A pena será cumprida em regime aberto.
Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial