quinta-feira, dezembro 06, 2012

Oscar Niemeyer – Morre o gênio dos traços em curva

Nesta quarta-feira, 5 de dezembro, a arquitetura,  como  arte, ficou mais triste e mais pobre. Aos 104 anos, 10 dias antes de completar 105, o arquiteto Oscar Niemeyer, o homem que revolucionou a arquitetura moderna, deixou este mundo.

 
E, como não poderia deixar de ser, Niemeyer é homenageado como uma das maiores personalidades do país.  No momento em que escrevo este artigo, vejo seu corpo chegando a Brasília, a cidade desenhada por ele, para ser velado no Palácio do Planalto, uma das suas belas obras na Capital Federal.


Pampulha

Foi a partir dos anos 40, que a arte de Oscar Niemeyer começou a encantar o Brasil. Nessa época, ele conheceu o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubischek, que o convidou para desenhar o conjunto arquitetônico da Pampulha, com a famosa e bela Igreja da Pampulha.

 
Brasília

Desta união com JK, surgiu a estrada sem fim para o então jovem arquiteto. Suas obras começaram a se espalhar pelo Brasil e pelo mundo todo. Mas, sem dúvida, Brasília é a sua principal obra de arte que ficará para a História com o seu grande e belo conjunto arquitônico, do qual fazem parte os Palácios do Governo, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e a linda Catedral de Brasília.


Arquiterura e Arte
E falar o quê de um gênio, cuja arte encanta e embeleza a arquitetura de centenas de cidades em todo mundo? Não há termos que possam definir as suas obras de arte, que parecem falar com quem as observa, como o Museu Niemeyer, em Curitiba. E esse gênio não influenciou apenas o mundo da arquitetura, mas, também a música, a moda e a política.

 
Com certeza, a melhor definição do homem, do arquiteto, do artista, do político e do poeta Niemeyer, foi dita por ele mesmo: "Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo".

 
São inúmeras as suas obras, como prédios públicos, residenciais, hotéis, escolas, igrejas e museus espalhados por todos os Continentes.  Mas, sem dúvida, a sua maior obra que ficará na História do Brasil e do mundo, é a cidade de Brasília com todo o seu conjunto arquitônico, hoje, um Patrimônio da Humanidade. Como qualquer outro artista, com certeza, não haverá outro Oscar Niemeyer.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->