quarta-feira, março 13, 2013

Novo Papa é da Argentina

Nesta quarta-feira, dia 13, por volta das 20 horas da Itália (16 horas de Brasília), a Igreja Católica confirmou a eleição do novo Papa. Os 115 cardeais elegeram o colega argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, como o novo chefe do Vaticano. O anúnio da eleição do novo Papa foi anunciado algums minutos depois que saiu a fumaça branca na chaminé da capela Cistina, quando o cardeal francês Jean-Louis Tauran, profeiu a famosa frase em Latim:"Habemus Papam".

Jorge Mario Bergoglio,  nasceu em 17 de dezembro de 1936 e se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998. Ele  foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º. Bergoglio, que será chamado de Papa Francisco I, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.

Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo, além do de um intenso  trabalho de  ajuda aos pobres. Segundo o nocitiário argentino, Bergoglio costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado.
O conservadorismo do novo papa é conhecido por declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay.
 
 
Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
 

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->