sexta-feira, novembro 01, 2013

Serviços públicos de Barueri atraem moradores de outras cidades, revela cadastramento

Com o objetivo de atualizar o cadastro e melhorar os serviços públicos aos munícipes de Barueri, a atual Administração determinou a realização de um cadastrametno para a obtenção do Cartão Barueri, que vai facilitar a todos os baruerienses que buscam, por exemplo, atendimentos nas áreas de Saúde e Educação. Para obter o Cartão, que será obrigatório para se ter acesso aos serviços públicos,  os moradores devem apresentar os documentos de identidade e a comprovação do endereço de residência no município.


Só que esse cadastramento mostrou nos últimos dias um fato curioso: cerca de 40% das pessoas que procuram se cadastrar, são moradores de outras cidades da região, sendo a maioria, principalmente, de Carapicuíba, Jandira e Itapevi. Atrás dos serviços melhores, oferecidos em Barueri, essas pessoas acabaram aumentando ainda mais o tempo de espera nas filas no Ganha Tempo, local do cadastramento.


O fato, inclusive, foi destaque do programa Bom dia São Paulo, da Rede Globo, que mostrou nos últimos dias pessoas reclamando da demora nas filas. Nesta quinta-feira, 31, após receber esses dados da Prefeitura, o Bom dia São Paulo destacou a procura dos moradores de outras cidades e também entrevistou alguns deles. A Prefeitura iniciou também uma investigação para apurar indícios de fraudes nas informações cadastrais, uma vez que há casos, onde centenas pessoas apresentaram o mesmo endereço. Há casos também de pessoas que tentaram se cadastrar dando endereço de um cemitério, e outro, onde mais de 200 pessoas deram o endereço de um Batalhão da Polícia Militar como endereço residencial. Até o próprio prédio da Prefeitura foi fornecido como endereço de algumas pessoas que tentavam se cadastrar.


“Elas não são residentes em Barueri. Por conta disso, acaba-se também tumultuando o serviço e tendo um volume grande de pessoas indo tentar fazer o cadastro sem ter condições para isso.”, afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos de Barueri, Benedito Fernandes.


Segundo a Prefeitura, o prazo para o cadastramento, no Ganha Tempo, terminará no dia 30 de novembro em forma de mutirão. No entanto, a Prefeitura informa também que, após o dia 30, o cadastramento, iniciado no mês de agosto, continuará a ser realizado normalmente com horário agendado.


O Cartão Barueri, segundo a administração municipal, foi criado para atualizar os dados de cadastro de todos os munícipes. Para se ter uma ideia da diferença entre o número de habitantes da cidade e o registro de atendimentos, no último cadastro feito com base em prontuários médicos, cerca de 1,3 milhão mil pessoas se declararam moradores da cidade. Só que Barueri possui 240 mil habitantes, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Um morador de Carapicuíba, que tem uma filha estudando em Barueri,  disse ao jornal da Globo que "Barueri paga o preço por ter uma infraestrutura melhor que as cidades vizinhas".

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->