terça-feira, outubro 22, 2013

Privatização do pré sal - Negócio da China!

O povo brasileiro precisa começar a pensar...e a reagir...


Pois, nem só de Bolsa Família vive o povo brasileiro, né, mas, também de pensar um pouco e refletir sobre o que se passa à frente do próprio nariz.


Veja o caso das privatizações dos governos tucano e petista. Nos últimos anos, muito se falou, com críticas severas, contra as privatizações do governo de FHC, com direito até a um famoso livro sobre a "Privataria Tucana". E realmente, muitas coisas ficaram na total escuridão sob aquelas privatizações de FHC. Por exemplo, as privatizações da Vale e CSN. Empresas criadas com dinheiro do povo brasileiro e que, de repente, se tornaram empresas privadas. E o dinheiro arrecadado com essas vendas? Pra onde foi? Eu não sei. Não vi nenhum resultado social, apesar de os governantes da época afirmarem, de pés juntos, que iriam aplicar em saúde, educação, transporte e segurança.


Agora, o governo petista que tanto criticou as privatizações tucanas, brigou para a Petrobrás - a maior empresa estatal do país - não ser privatizada, para que e a Petrobras continuasse explorando o nosso petróleo, esquece tudo que falou privativa o pré sal, o petróleo das profundeza do mar. As promessas são estimulantes. Segundo o governo, todo esse recurso será aplicado em educação e saúde.


Esperamos que, realmente, todo esse petróleo do pré sal venha salvar a economia brasileira. Só esperamos também que esse petróleo chegue a um preço que o brasileiro possa pagar, né, porque o petróleo explorado em águas não tão profundas, já custa caro demais. Imaginem o petróleo do pré sal.


O que dificulta também para os brasileiros que pensam continuarem acreditando em seus governantes, sejam de que partido for, são os programas, projetos e as promessas que não saem do papel e, quando saem, elas se transformam em obras inacabadas e com o dinheiro público enterrado em obras faraônicas inacabadas, ou nos bolsos dos corruptos. Vejam, que o próprio governo petista anunciou um grande investimento em combustíveis limpos, como óleo da mamona e de outro vegetais, contra o combustível tóxico oriundo do petróleo. Muitos brasileiros, de Norte a Sul - mais do Norte e Nordeste - acreditam e investiram na plantação de mamona. Hoje, reclamam de terem sido enganados e com suas terras cheias de mamonas.


Mas, voltando ao caso da privatização do pré sal, cujo leilão foi realizado nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro, e que foi muito comemorado pelo governo Federal, temos algumas perguntinhas:


- O petróleo, claro, é nosso, né. Aí, vai a Petrobrás, empresa brasileira, criada com dinheiro do povo brasileiro, e também entra no leilão e, claro, vai usar mais dinheiro do povo brasileiro. Ou seja, nós, brasileiros, vamos comprar um tesouro que já é nosso.


- Nesse leilão leilão entraram também duas empresas chinesas. Mas, na China tem empresa privada? Não né. E se não são empresas privadas que entraram nesse consórcio, então, é o governo chinês que vai explorar o nosso petróleo.


- Mas, o que é pior? Ter o nosso petróleo explorado por empresas americanas - aqueles que nos espionam - ou pelo governo comunista da China?


Resumindo: mesmo que a Petrobras esteja cambeleando financeira e economicamente, sem recursos para explorar o nosso petróleo, continuo achando que seria muito melhor que ela continuasse sozinha a explorar o pré sal. A saída, por exemplo, poderia ser a terceirização de empresas competentes para ajudar na exploração. Mas, sem esse negocio de privatização do petróleo brasileiro.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->