segunda-feira, março 31, 2014

Dilma troca Ideli por Berzoini na Esplanada dos Ministérios

Ideli e BerzoiniA sete meses das eleições de outubro, quando tentará a reeleição, e num dos momentos mais tensos de seu governo diante da iminente instalação de CPI para investigar denúncias de corrupção na Petrobras, a presidente Dilma Rousseff (PT) promove mais duas mudanças em seu ministério. Dilma tira Ideli Salvatti (PT-SC) do ministério das Relações Institucionais e nomeia para o seu lugar o deputado Federal (Ricardo Berzoini (PT-SP). Mas, Ideli não deixará o governo. Ela vai para a Secretaria de Direitos Humanos (status de Ministérios) em substituição à ministra Maria do Rosário, que deve ser candidata a deputada Federal pelo Rio Grande do Sul. A posse dos ministros será realizada nesta terça-feira, 1º de abril, às 11h, no Palácio do Planalto.


A pasta das Relações Institucionais é responsável pela interlocução do governo com o Congresso  e o objetivo da presidente com essa mudança é, justamente, tentar melhorar os canais de diálogos com os parlamentares, tanto da base governista como da oposição. A nomeação de Berzoini, inclusive, atende a pedido da própria bancada petista, que vinha reclamando do relacionamento com Ideli Salvatti. Com a nomeação de Berzoini, Dilma Rousseff visa também evitar a CPI da Petrobras ou, no mínimo, controlar a Comissão para amenizar seus efeitos junto ao Governo.


Com as mudanças desta terça-feira, Dilma Rousseff inicia a  terceira etapa de sua reforma ministerial. Em janeiro deste ano, a  presidente já havia trocado quatro minitros. E, no dia 17 de março, houve outras seis trocas de postos, quando a presidente atendeu a pedidos de partidos aliados que reclamavam de mais espaço no governo. 


Desde o início do governo, 13 ministérios já sofreram mudanças promovidas por Dilma Rousseff. E a própria Ideli Salvatti  já foi trocada duas vezes. Antes de assumir a pasta das Relações Institucionais, ela ocupava o ministério da Pesca.


Na sexta-feira, dia 28, em nota oficial, a presidente Dilma Rousseff confirmou as novas mudanças. Veja, a seguir, a íntegra da nota: 

"A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje, 28 de março, mudanças no ministério. A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, está deixando o governo para participar das eleições. A pasta passará a ser ocupada pela ministra Ideli Salvatti, que deixa a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Para ocupar a SRI, a presidenta convidou o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP).
A posse dos ministros Ideli Salvatti e Ricardo Berzoini será na terça-feira (01/04), às 11h, no Palácio do Planalto. As transmissões ocorrerão nos seus respectivos ministérios.
A presidenta agradeceu a dedicação, competência e lealdade de Maria do Rosário ao longo de seu governo e tem certeza de que ela continuará dando sua contribuição ao país."


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->